A questão proposta no editorial interativo deste domingo, dia 3 de novembro, era esta: editorial desaprova cotas raciais para parlamentares. O que você acha?
Continua depois da publicidade
LEITOR CONCORDA
Sou contra. Essa é uma medida populista. A PEC é de autoria dos deputados petistas Luiz Alberto (BA) e João Paulo Cunha (SP) – o mensaleiro que deveria estar preso. Trata-se de uma clara tentativa de subordinar metade da Câmara a movimentos militantes que são controlados pelo PT. De acordo com a proposta, o eleitor daria o seu voto habitual e depois votaria novamente para preencher as cotas. Ora, isso fere o fundamento primeiro da democracia, que é a liberdade de voto. Por que, seja eu branco, mestiço ou negro, devo ser obrigado a escolher, no universo dos candidatos autodeclarados negros, um representante? Que se postulem como candidatos quem quiser, prove sua capacidade e livremente poderá ser escolhido como qualquer cidadão.
Alaercio Medeiros
Joinville
Continua depois da publicidade
Ridículo, politiqueiro, eleitoreiro. Disponibilizar vagas mediante etnias é o fim da picada. Enfim, é um dos filões que certos partidos encontraram como promissor. Afinal, o que interessa é se perpetuar no poder e suas futuras descendências também.
Marilena Turra
Blumenau
Estamos virando o país das cotas. Os legisladores estúpidos deste país devem agora criar cotas para políticos nas penitenciárias. Estão transformando o Brasil em um grande sistema copiado do coronelismo nordestino, agora não é mais o coronel quem fornece as benesses para depois colher os votos de cabresto, institucionalizado, quem colhe são os políticos das “bolsas” garantindo suas reeleições.
Sílvio Prado
Florianópolis
Sou contra cotas até porque o Brasil é multirracial. Projeto totalmente inviável, injusto e racista.
Marco Antonio Bendin
Florianópolis
Desaprovo. Isso é não ter o que fazer. Agora virou moda cota para tudo quanto é coisa. Nada contra as pessoas de outras raças, mas isso é desvalorizar suas forças de vontade. Temos exemplos aos montes que galgaram altos cargos em todas as esferas sem ajuda externa e sim pela própria competência e não precisamos depender de cotas.
José Wilton Rebelo
Lages ??
LEITOR DISCORDA
Excelente. Essa é uma boa maneira de inserir a população negra (que é maioria no Brasil) na política.
Continua depois da publicidade
Andreya Seiffert
Florianópolis
Participe
Para participar da seção Diário do Leitor, envie sua opinião para diariodoleitor@diario.com.br.