Chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito é a proposta do Movimento Maio Amarelo, cuja programação de eventos começou no dia 1º e segue até o fim do mês em Blumenau. A meta da ação é colocar em pauta a segurança viária, mobilizando sociedade, poder público, empresas e entidades. Blitze educativas, palestras em escolas e empresas, distribuição de panfletos, cartazes, adesivos, laços amarelos, diálogos de segurança, corrida, caminhada, Cãominhada e outras ações fazem parte do calendário de todo o mês na cidade. Igrejas também irão mobilizar seus fiéis em torno de atitudes seguras no trânsito e na divulgação do movimento.
Continua depois da publicidade
Segundo dados do Seterb, de 2014 para 2015 o número de vítimas fatais em acidentes de trânsito em Blumenau caiu de 41 para 29 – uma redução de 29,2%. O maior índice dos últimos anos foi registrado em 2010: 61 mortes. Neste ano, de acordo com as informações, até agora foram contabilizadas quatro mortes na cidade. A redução, porém, não tira o mérito da iniciativa. Os temas do Maio Amarelo 2016 são o excesso de velocidade e o uso do cinto de segurança, sobretudo para passageiros no banco de trás e crianças. Coordenadora do Maio Amarelo em Santa Catarina, Márcia Pontes destaca que em Blumenau a urgência diz respeito à prevenção de acidentes causados por embriaguez:
– Vivemos em uma cidade etílica, cuja identidade remete ao consumo do álcool pelas festas promovidas aqui. Apesar disso, não temos um plano para prevenir essas ocorrências que são registradas todos os dias. Por isso é tão importante que, junto ao poder público, o Maio Amarelo chame a atenção da população. A desinformação é o que mata – sublinha Márcia.
Continua depois da publicidade