Está marcado para o fim da manhã desta quarta-feira, o reencontro entre a artista joinvilense Widny Achelein Arce Neves, que sofreu um grave acidente em um circo nos Estados Unidos, e a mãe dela, Griselda Arce Neves, que partiu ontem à tarde de Joinville para dar apoio à filha, internada em um hospital de Rhode Island, na costa Leste americana.
Continua depois da publicidade
Widny faz parte de um grupo de acrobadas que caiu de uma altura de mais de 10 metros, durante o espetáculo do último domingo do Ringling Brothers and Barnum and Bailey Circus. As imagens do acidente foram gravadas por espectadores e vistas no mundo todo, pela internet e canais de TV.
O acidente ocorreu durante uma apresentação em que as artistas são penduradas pelo cabelo, formando uma espécie de lustre, numa exibição de força, dança e giros no ar. A plataforma em que elas estavam suspensas se desprendeu e caiu direto no solo. Não havia rede de proteção ou outra base que aliviasse a queda.
Segundo o pai da joinvilense, Roiter Neves, ela passou boa parte da terça-feira dormindo e reclamou de muitas dores. Widny sofreu fraturas em dois pontos da coluna _ no pescoço e nas costas _ e no braço direito, que precisou de cirurgia. Após sair do hospital, ela deve precisar de cinco a seis meses de fisioterapia.
Continua depois da publicidade
Por enquanto, a família não pensa em trazer a joinvilense para o Brasil.
– O melhor tratamento pra ela está lá – disse o pai, ontem à tarde. Ele fala todos os dias com a filha e ficou em Joinville.
Além da joinvilense, outras duas brasileiras estavam no grupo quando a estrutura na qual elas estavam suspensas despencou. Nove pessoas foram hospitalizadas com várias fraturas.
Widny estudou na Escola Germano Timm e é formada em educação física pela Univille. Logo após se formar, há cinco anos, ela decidiu tentar a carreira nos Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
A direção do circo, que está ligado à empresa Feld Entertainment, está prestando todo o auxílio aos artistas e às famílias.
Assista ao vídeo do acidente: