Pesquisa Datafolha realizada na semana passada e divulgada neste domingo (15) pela Folha de São Paulo aponta o ex-presidente Lula com 31% das intenções de voto no cenário mais favorável entre nove pesquisados.

Continua depois da publicidade

No fim de janeiro, quando foi feito o outro levantamento do Datafolha, Lula tinha até 37% das preferências. A queda teria relação com a prisão do petista, ocorrida no sábado (7).

Leia também:

Prisão enfraquece candidatura, mas Lula mantém liderança, diz Datafolha

O PT tem sustentado a intenção de registrar a candidatura de Lula, que está preso na sede da Polícia Federal (PF) em Curitiba para cumprir pena por corrupção e lavagem de dinheiro definida no processo do caso do tríplex no Guarujá. Se o ex-presidente fizer o registro da candidatura, caberá à Justiça Eleitoral a análise do pedido.

Continua depois da publicidade

A pesquisa verificou três cenários tendo Lula como candidato, e o ex-presidente teve variação de 30% a 31% nas intenções de voto. O deputado Jair Bolsonaro (PSL) variou de 15% a 16% nas três opções.

Outros quatro candidatos mantiveram o mesmo percentual nos cenários com o ex-presidente petista: a ex-senadora Marina Silva, Rede, ficou com 10%, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, do PSB, teve 8% das intenções de voto, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), 6%, e Ciro Gomes, PDT, 5%.

Nos cenários com Lula fora da disputa, Bolsonaro e Marina aparecem empatados na liderança. Bolsonaro tem 17% das intenções de voto e ela oscila entre 15% e 16%. Já Ciro Gomes alcança 9% em todos os cenários sem Lula, empatado com Alckmin, que varia de 7% a 8%. Barbosa, ex-presidente do STF, oscila entre 9% e 10%. O ex-prefeito de São Paulo, o petista Fernando Haddad, aparece com 2% e o ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, também do PT, tem 1%.

Manuela D’Ávila, do PCdoB, atinge no máximo 2% e Guilherme Boulos, do PSOL, 1%. O presidente Michel Temer, do PMDB, tem 2% das intenções de voto. A pesquisa aponta ainda que o ex-ministro Henrique Meirelles não tem mais do que 1% das intenções de voto.

Continua depois da publicidade

A nova pesquisa foi realizada entre quarta (11) e sexta-feira (13). Foram realizadas 4.194 entrevistas em 227 municípios. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Leia mais:

Desempenho de Marina ajuda partido como um todo, avalia Miro Teixeira

Datafolha: Dois terços dos eleitores de Lula diz que votará em quem ele apoia

Com brecha do caso Maluf, STF recebe ações para cassar decisão de Fachin contra Lula, diz jornal

Ministra Cármen Lúcia assume a Presidência do Brasil até este sábado

Marco Aurélio suspende por cinco dias tramitação de ação do PEN sobre 2ª instância