1 – Crescem especulações sobre a ida de Lula para o ministério de Dilma
Continua depois da publicidade
A falta de convicção na capacidade de Dilma Rousseff para conduzir a operação destinada a evitar o impeachment e o cerco da Lava-Jato ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproximaram o líder petista da Esplanada dos Ministérios. A oposição já prepara ações para contestar uma nomeação. O ex-presidente deve ir a Brasília na terça à noite ou na quarta-feira pela manhã. Segundo o deputado federal Vicente Cândido (PT-SP), ele deverá se reunir com as bancadas do partido e base aliada no Congresso para discutir diretrizes político-econômicas e receber o apelo dos parlamentares para que assuma um ministério.
2 – Após quatro quedas seguidas, dólar fecha em alta
O dólar fechou nesta segunda-feira vendido a R$ 3,6524, alta de 1,7%. Esta, que foi a maior elevação desde 16 de fevereiro (1,86%), interrompeu uma sequência de quatro quedas seguidas. No mês, o dólar ainda acumula queda de mais de 8%. No ano, a desvalorização é de 7,5%.
3 – Primeira morte por dengue assusta parte da população em Chapecó
Continua depois da publicidade
A morte do professor universitário Alisson Klam, confirmada pelo hospital da Unimed de Chapecó como sendo a primeira causada por dengue em Santa Catarina, e que deve confirmada pela secretaria de Saúde do Estado nesta terça-feira, assustou somente uma parcela da população na maior cidade do Oeste. Enquanto alguns moradores evitaram até de sair de casa no final de semana, cogitaram levar os filhos para outra cidade ou intensificaram o uso de repelentes, há pessoas que tratam a doença como algo não tão grave. Mesmo a doença já tendo deixado uma viúva e duas crianças órfãs de pai.
4 – Tribunal decide por indenização imediata pela criação de Parque Nacional das Araucárias
A legião de pessoas que reclama não ter recebido de forma rápida e correta indenizações por áreas transformadas em parques conseguiu uma vitória na Justiça. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), com sede em Porto Alegre, reconheceu o direito de uma empresa proprietária de terras desapropriadas para criação do Parque Nacional das Araucárias receber a indenização correspondente de forma imediata e não por títulos precatórios – como costuma ocorrer. Além disso, os recursos podem vir de compensações ambientais (percentual de 0,5%, em dinheiro, que os grandes empreendimentos devem pagar para obter licenciamento ambiental.). O usual é que a verba venha do tesouro do Estado ou da União, sempre carente, o que ocasiona demora que pode levar décadas para as indenizações.
5 -Governo anuncia Eugênio José Guilherme de Aragão como novo ministro da Justiça
A Presidência da República anunciou nesta segunda-feira que o subprocurador-geral da República Eugênio José Guilherme de Aragão assumirá o cargo de ministro da Justiça no lugar de Wellington César Lima e Silva, que tomou posse há 11 dias. Eugênio Aragão, 56 anos, entrou no Ministério Público Federal em 1987 e coordenou áreas como Direitos das Populações Indígenas e Defesa do Patrimônio Público. Ele também já foi dirigente da Associação Nacional dos Procuradores da República.