O Litoral Norte é a segunda região de Santa Catarina em número de profissionais vindos do programa federal Mais Médicos, perdendo apenas para a Grande Florianópolis. Mas a boa notícia para por aí. Das 34 vagas solicitadas pelos municípios, apenas cinco foram preenchidas, o que representa menos de 15% da necessidade no atendimento básico de Saúde.

Continua depois da publicidade

A situação é pior justamente para três das cidades que mais pediram médicos: Penha, Navegantes e Balneário Piçarras não foram contempladas com nenhum inscrito nesta primeira fase.

Em Itajaí a iniciativa também não trouxe os resultados esperados. A ideia era contar com 10 novos profissionais, mas por enquanto apenas dois manifestaram interesse em atuar na cidade.

Com isso, a Secretaria de Saúde já pensa nas etapas seguintes do projeto para completar o quadro nas equipes de Estratégia de Saúde da Família. Apesar de concordar que a procura dos médicos ficou abaixo do esperado nesse momento, a secretária Dalva Rhenius acredita em avanços nos próximos meses.

Continua depois da publicidade

– Temos o perfil da nossa necessidade, mas o programa é uma coisa gradativa. Vamos ampliar o atendimento conforme for disponibilizado – comenta.

Em Penha Navegantes e Piçarras, as secretarias de Saúde lamentaram a falta de interesse dos profissionais, mas reconhecem que já era prevista uma dificuldade maior para os municípios do interior preencherem a demanda. Mesmo assim, todos os secretários avaliam o Mais Médicos como positivo, apostam em um melhor cenário nas próximas fases e garantem que vão continuar buscando as vagas no programa federal.

Reforço

Duas cidades da Costa Esmeralda aparecem em melhores condições no Mais Médicos. Em Itapema apenas um médico tinha solicitado, e a vaga foi preenchida. Com a vinda desse profissional o quadro das equipes de Saúde da Família estará completo e, além disso, mais um médico será chamado pelo concurso público municipal. O objetivo é ter um “reforço itinerante”, cobrindo férias de outros médicos e prestando apoios pontuais em unidades que precisarem durante o ano.

Continua depois da publicidade

– Já pensamos em ampliar nossas equipes nos bairros Morretes e Casabranca, então pretendemos nos inscrever em outras fases do programa – adianta a secretária de Saúde do município, Jeane Barros de Souza Silva.

Bombinhas preencheu uma das duas vagas que tinha pedido, mas todas as unidades básicas de Saúde já têm médicos. Desta forma, o profissional que será enviado pelo Mais Médicos será encaixado nos plantões e no apoio às equipes existentes.

Camboriú espera segunda fase para receber médicos

Considerada uma das cidades prioritárias pelo Ministério da Saúde, Camboriú acabou não participando da primeira fase do Mais Médicos. Mas os motivos são bem melhores do que se imagina: como a cidade não tem falta de médicos nas 12 equipes da Estratégia de Saúde da Família, foi dada prioridade máxima às cidades em situações extremas.

Continua depois da publicidade

Isso não quer dizer que o município não tenha necessidade de mais profissionais para melhorar o atendimento existente. Por essa razão Camboriú já se mobiliza para participar da segunda fase do programa federal, que começa em 15 de agosto.

– Vamos nos inscrever na próxima fase porque queremos ampliar o número de equipes. Pelos critérios, podemos cadastrar até quatro médicos, e é isso que pretendemos fazer – explica a secretária de Saúde, Márcia Freitag.

Balneário Camboriú também era município prioritário e também não se inscreveu no programa. A reportagem do Sol Diário tentou entrar em contato com a Secretaria de Saúde da cidade, mas não houve retorno até a noite desta quarta-feira.

Continua depois da publicidade

Mais Médicos no Litoral Norte*

Balneário Piçarras

Vagas solicitadas – 5

Vagas preenchidas – 0

Bombinhas

Vagas solicitadas – 2

Vagas preenchidas – 1

Porto Belo

Vagas solicitadas – 3

Vagas preenchidas – 1

Itajaí

Vagas solicitadas – 10

Vagas preenchidas – 2

Itapema

Vagas solicitadas – 1

Vagas preenchidas – 1

Navegantes

Vagas solicitadas – 8

Vagas preenchidas – 0

Penha

Vagas solicitadas – 5

Vagas preenchidas – 0

Fonte: secretarias de Saúde dos município

*Camboriú e Balneário Camboriú não se inscreveram nesta etapa