As linhas de ônibus do transporte coletivo em Joinville serão reduzidas em pelo menos 30% nos horários considerados de maior risco para a ocorrência de atentados: a partir das 20 horas até a meia-noite.
Continua depois da publicidade
A medida foi anunciada na tarde desta quarta-feira para atender a um plano de ação da Polícia Militar na tentativa de acabar com as ações lideradas pelo crime organizado na cidade. Conforme o comandante da PM na região Norte, coronel Benevenuto Chaves Neto, se não houvesse a redução de linhas, a polícia não teria condições de fazer a proteção da maior parte da frota e dos passageiros.
-Precisávamos que houvesse essa redução e as empresas de ônibus entenderam. Com esse acordo, teremos quase 100% de cobertura naquele horário – diz o coronel.
Pelo menos oito viaturas do 8º Batalhão da PM e outras 11 do 17ºBPM serão deslocadas para o monitoramento. Além de viaturas, policiais à paisana também serão distribuídos para circular nos ônibus. Já o helicóptero Águia da PM deverá ficar de prontidão para as escoltas dos ônibus de fretamento.
Continua depois da publicidade
Segundo as duas empresas responsáveis pelo transporte coletivo em Joinville, todas as áreas da cidade ainda serão atendidas no horário de restrição. A diferença é que os ônibus de determinadas linhas terão de fazer itinerários maiores. Na prática, a mudança deve implicar em maior espera para os passageiros.
A Prefeitura deve divulgar ainda nesta quarta-feira comunicado com detalhes das mudanças nas linhas.
Atenção à venda de gasolina
O comando da PM em Joinville também pediu aos representantes dos postos de combustíveis que evitem a venda de gasolina avulsa nos estabelecimentos da cidade – praticamente todos os atentados registrados no Estado foram praticados com líquido combustível armazenado em garrafas.
Como há alguns clientes que habitualmente compram a gasolina avulsa, a orientação é de que a venda seja feita somente com a apresentação da identidade. Assim, a Central de Emergência da PM deverá ser acionada com informações a respeito do comprador.
Continua depois da publicidade
Todas as vendas avulsas só podem ser realizadas em uma embalagem própria para o armazenamento de gasolina, aprovada pelo Inmetro.