Para as lideranças dos movimentos que costumam mobilizar pessoas nas ruas em protestos, Blumenau está distante de ver novamente grande público em manifestações.
Continua depois da publicidade
– Nossa batalha é buscar o estado mínimo, e as medidas tomadas pelo presidente Temer estão agradando nesse sentido. As coisas estão acontecendo de uma forma interessante. Esse negócio de “fora todos” é muito radical, e nós não somos assim. Enquanto medidas liberais estiverem acontecendo em Brasília, não iremos organizar nenhuma manifestação – sustenta Thiago Schulze, um dos líderes do MBL em Blumenau.
:: Entenda por que Blumenau se distanciou das manifestações
– De fato as lideranças de Blumenau estão focadas mais em redes sociais. Qualquer outra manifestação não é estratégia. A cidade não tem o hábito da movimentação de rua nem de esquerda, nem de direita. Só os últimos protestos contra a Dilma é que tiveram um número maior de pessoas, os outros foram pequenos – analisa Aroldo Bernhardt, mestre em Administração e ligado ao diretório municipal do PT.
Na quarta-feira, o Grito dos Excluídos trouxe protesto contra Michel Temer no Desfile de Independência, na Rua XV de Novembro. Membros de sindicatos e movimentos sociais ergueram faixas contra o governo.
Continua depois da publicidade