Um visitante inusitado esteve em Passo de Torres, divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira. Um leão marinho de cerca de 700 quilos e 2,5 metros de comprimento apareceu às margens do Rio Mampituba.

Continua depois da publicidade

Pesquisadores monitoram elefante-marinho na Praia Vermelha

De acordo com a Polícia Ambiental, o animal apareceu na noite de quarta-feira e ficou até a tarde desta quinta, quando voltou para o mar. Sem sinais de ferimentos, a polícia acredita que ele deve ter deixado o alto-mar devido a alguma briga ou cansaço.

Mesmo que a presença de visitantes marinhos não seja tão incomum, o bichinho chamou a atenção de quem passou pela região entre Torres (RS) e Passo de Torres (SC).

Continua depois da publicidade

Vídeo: Valmoci de Souza/ Jornal Nortesul

Leia mais notícias de Santa Catarina

Nesta temporada, diversos relatos de parceiros e da população trazem informação de animais diferentes na região protegida pela APA da Baleia Franca, como baleias jubarte, cachalotes e elefantes-marinhos. A unidade de conservação alerta as pessoas para que não se aproximem destes animais, pois é arriscado.

– Quando as pessoas avistarem animais como elefantes, lobos ou leões marinhos, ou cetáceos como golfinhos e baleias nas praias da região, solicitamos que entrem em contato com a APA da Baleia Franca/ICMBio, para que possamos monitorar estes animais, e eventualmente tomar providências, se necessário – informa o chefe da APA da Baleia Franca, Cecil Barros

O telefone da APA da Baleia Franca é (48) 3255 6710/(48) 3255 6710, e o e-mail da unidade de conservação é apadabaleiafranca@yahoo.com.br.

Continua depois da publicidade