A Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, em Imbituba, foi avisada na manhã de quarta-feira da presença de um elefante-marinho com mais de três metros de comprimento na Praia Vermelha, no município de Garopaba. Uma equipe foi ao local para averiguar as condições do animal, encontrado deitado nas pedras, descansando sob o sol na beira do mar.
Continua depois da publicidade
O aparecimento de um animal desta espécie na APA da Baleia Franca é incomum. Nesta quinta, servidores do ICMBio retornaram ao local com especialistas do Projeto Baleia Franca e da ONG R3 Animal, que marcaram o animal, que estava no mesmo local onde fora avistado no dia anterior, a fim de facilitar seu monitoramento.
Leia mais notícias de Santa Catarina
Em 2012, um animal da mesma espécie passou alguns dias na Praia do Rosa em Imbituba, e depois, no mesmo ano, um animal da mesma espécie foi visto na Praia de Naufragados, em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
– Caso este animal apareça em outro local, saberemos, agora que foi marcado -, explica o chefe da APA da Baleia Franca, Cecil Barros.
Nesta temporada, diversos relatos de parceiros e da população trazem informação de animais diferentes na região protegida pela APA da Baleia Franca, como baleias jubarte, cachalotes e agora o elefante-marinho. A unidade de conservação alerta as pessoas para que não se aproximem destes animais, pois é arriscado. O elefante-marinho, por exemplo, é um animal que pode passar até uma semana descansando nas praias e tem comportamento agressivo se provocado.
– Quando as pessoas avistarem animais como elefantes, lobos ou leões marinhos, ou cetáceos como golfinhos e baleias nas praias da região, solicitamos que entrem em contato com a APA da Baleia Franca/ICMBio, para que possamos monitorar estes animais, e eventualmente tomar providências, se necessário -, informa Barros.
Continua depois da publicidade
O telefone da APA da Baleia Franca é (48) 3255 6710(48) 3255 6710, e o e-mail da unidade de conservação é apadabaleiafranca@yahoo.com.br.