Por que o povo, que anda de ônibus, tem que pagar carro para uso individual de cada vereador? Para 2015 serão 19 veículos alugados, um para cada vereador, mais outros quatro para a administração. Pessoalmente acho um absurdo, uma desnecessidade. Pancho está certo (Santa, 14 e 15 de fevereiro) quando diz que político em cargo eletivo deveria priorizar transporte público em seus deslocamentos.
Continua depois da publicidade
Será que os vereadores das últimas legislaturas, com cada vez mais salários e mordomias, têm sido mais eficientes que os de antigamente, que não tinham salários, nem gabinete com assessores e nem carros à disposição, mesmo descontando as realidades das distintas épocas? Duvido. Quando estiverem em reunião ou atividades particulares serão 18 veículos parados. Além disso, vereador não é taxista, que usa o carro o dia todo, deduzindo-se daí uma inevitável ociosidade com tantos veículos e uma óbvia tentação para usos nada frugais, gerando mais despesas desnecessárias.
::: Lauro Bacca: “Os amigos de Fritz Müller”
::: Lauro Bacca: “Direção perigosa”
Poucos carros, como um para cada quatro ou cinco vereadores, atenderiam perfeitamente as necessidades, otimizando os deslocamentos, poupando recursos e queima de combustíveis, o que seria um exemplo para a comunidade e um bem para nosso sufocado planeta. Falo isso como ex-vereador que fui.
Continua depois da publicidade
A Câmara de Vereadores de Blumenau poderia ser um exemplo ao Brasil, espelhando-se nos parlamentos de vários países europeus, onde nem os cargos equivalentes a deputado federal têm tanta mordomia quanto em muitos municípios daqui. De passo em passo, nossos legislativos municipais tendem às mordomias e esbórnias esbanjativas típicas de Brasília. Girem, portanto, senhores vereadores, o espelho para legislativos como os dos países nórdicos, não para Brasília, por favor!
Ouvi bem ou a prefeitura está admitindo derrubar a histórica PONTE DE MADEIRA da Hemmer, a última ainda existente no município, estudando a viabilidade de substituí-la por outra de concreto? Silvio Zimmermann e pessoal do patrimônio histórico, olho nisso, rápido, por favor!
Por fim, mas no topo do conceito da coluna, uma nota alentadora sobre o 35º Acampamento Intersinodal de Jovens, acontecido em Rodeio 12 no feriadão de Carnaval. Temas religiosos intercalados com muita convivência e reflexões diversas, incluindo a questão ambiental, foram tratados entre os 600 participantes. Destaque para o Programa Galo Verde da IECLB, que objetiva conscientizar e tornar as instalações paroquiais mais sustentáveis. Exemplo a ser seguido, nota dez!