Lágrimas e aplausos marcaram a despedida do padre Luiz Facchini da comunidade que ele ajudou a construir, na Paróquia Cristo Ressuscitado, no bairro Floresta. Eram 15 horas quando o atual pároco, José Irineu Victor, concluiu a missa em homenagem ao religioso nascido em Taió, no interior de Santa Catarina, que levou suas ações de bondade e solidariedade para cidades diz Norte de SC é do Paraná.

Continua depois da publicidade

Da comunidade na Zona Sul saiu um cortejo com carros e ônibus que passaram pela rua Santa Catarina, São Paulo e Ministro Calógeras, até chegar à Catedral de Joinville.

Levado por outros sacerdotes da Igreja Católica de Joinville, o caixão de padre Facchini chegou ao altar para a missa de corpo presente, iniciada pelo padre Dúlcio e, depois, ministrado por outros religiosos.

O padre Dulcio lembrou a trajetória de doação do padre Facchini ao ler sua biografia e salientou:

– A fome está voltando para as nossas comunidades carentes. Quem irá ajudar essas crianças agora? Eu rogo para que sejam enviados novos profetas para o meio de nós, e que sejam corajosos para denunciar as injustiças sociais, mas também tenham o coração sensível e solidário como o dele – afirmou.

Continua depois da publicidade

Ao fim da missa, o corpo será levado para a cripta da Catedral, onde será sepultado.

Legado do padre Luiz Facchini inspira joinvilense a continuar em projeto

Morre o padre Luiz Facchini, criador de cozinhas comunitárias em Joinville

Confira a última entrevista do padre Luiz Facchini ao AN, em que ele fala sobre retomada de celebrações em paróquias de Joinville