O primeiro disco do alemãoKadavar, batizado com o nome do grupo e lançado em 2012, rapidamente atraiu as atenções dos conterrâneos devotos dos sons retrôs. Atento à repercussão positiva, o selo Nuclear Blast assinou com esses novatos que parecem ter saído das montanhas e liberou em vários países o sucessor, Abra Kadavar, no ano seguinte.
Continua depois da publicidade
As melodias do Doomsday Ceremony na coluna da semana passada
Resenha de Dead Inside, estreia do Dark Slumber
Agora chega ao mercado brasileiro o terceiro álbum, Berlin, que, além de ser uma homenagem à cidade que adotaram como lar, é uma prova de como esse trio vai aprimorando sua música a cada registro.
Berlin continua com uma sonoridade simples calcada no blues, distorcida e psicodélica o suficiente para fisgar os doidões de plantão. Mas a maior obsessão foi tornar tudo mais otimista e pegajoso, com ótimo trabalho de guitarras e vozes – vide The Old Man, Thousand Miles Away from Home e Spanish Wild Rose.
Continua depois da publicidade
Ok, algumas referências britânicas ainda são escancaradas e dá para sentir o cheirão de Black Sabbath, Led Zeppelin e até Thin Lizzy. Compreensível, mas toda essa familiaridade dá cada vez mais espaço para assimilações refrescantes ao resgatar, readaptar e potencializar tantos elementos clássicos no universo do hard rock e heavy metal.
Vale mencionar que o selo Classic Metal lançou simultaneamente em terras tupiniquins não só Berlin, mas também uma nova versão digipak de Abra Kadavar, que tem como bônus o ótimo CD Live in Antwerp (2014), que prova que o Kadavar é uma banda das estradas – e quem teve a possibilidade de vê-los tocando no Célula de Florianópolis em 2015 certamente concordará com essa afirmação. lml
Kadavar: Berlin
01. Lord of The sky
02. Last living dinosaur
03. Thousand miles away from home
04. Filthy illusion
05. Pale blue eyes
06. Stolen dreams
07. The old man
08. Spanish wild rose
09. See the world with your own eyes
10. Circles In my mind
11. Into the night
12. Reich der träume (cover do Nico) – bônus
Ben Ami Scopinho está há mais tempo em Floripa do que passou em sua terra natal, São Paulo. Ilustrador e designer no DC, tem como hobby colecionar vinis e CDs de hard rock e heavy metal. E vez ou outra também escreve sobre o assunto.