O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) voltou atrás a própria decisão e autorizou, na noite de domingo, a demolição do Viaduto Guararapes, que desabou na semana passada. A demolição iniciou por volta das 9h30min desta segunda-feira, acompanhada pela Defesa Civil, pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital e por representantes da Cowan – empresa responsável pela construção. O desembargador Adilson Lamounier, no entanto, determinou que seja demolida apenas a parte da estrutura onde já foi concluída a perícia.
Continua depois da publicidade
Leia todas as notícias de Zero Hora
De acordo com o Ministério Público Estadual (MPE), o restante do local deve ficar preservado para a conclusão dos trabalhos que vão embasar o inquérito instaurado para investigar o caso. A preservação da área para a perícia foi argumento usado pela polícia para obter o veto judicial da demolição.
A queda da estrutura, que ocorreu na última quinta-feira, matando duas pessoas e deixando 23 feridas. O acidente ocorreu na avenida Pedro I, um dos principais acessos do Aeroporto Internacional de Confins, na região metropolitana de BH, e o centro da capital mineira. O viaduto também fica na região da Pampulha, a mesma do estádio do Mineirão.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Prefeito de Belo Horizonte decreta luto de três dias devido às mortes
Dilma oferece ajuda do governo após desabamento de viaduto
Secretário reconhece descaso da fiscalização em obra que desabou em Belo Horizonte
Belo Horizonte terá feriado devido à partida entre Brasil e Alemanha
Mesmo com a possibilidade de remoção de parte do concreto da pista da avenida Pedro I, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), decretou feriado na cidade na terça-feira, na tentativa de reduzir o tráfego nas ruas, ao invés do ponto facultativo para o funcionalismo – como ocorreu nos demais dias de jogos da seleção brasileira. O feriado não é válido para unidades de saúde, transporte público, comércio e outros tipos de atividade, principalmente ligadas à Copa do Mundo.
O jogo está marcado para as 17h. O vencedor da partida jogará a final da Copa do Mundo, no domingo, que ocorrerá no Maracanã, no Rio de Janeiro, contra o time que vencer o duelo Holanda x Argentina.