A presidente Dilma Rousseff lamentou o desabamento de um viaduto de obras em Belo Horizonte nesta quinta-feira. Além de prestar solidariedade às famílias das vítimas, ela colocou o governo federal à disposição para o que for necessário. Após o acidente, o prefeito da capital mineira, Márcio Lacerda, decretou três dias de luto oficial.

Continua depois da publicidade

Leia todas as últimas notícias de Zero Hora

Em sua conta pessoal no Twitter, Dilma lamentou o acidente e escreveu que o governo está à disposição da prefeitura:

A Secretaria de Saúde do estado afirma que uma pessoa morreu no acidente, mas também considera uma segunda morte, do motorista do carro que foi esmagado pelo viaduto. O órgão também confirmou que 20 pessoas ficaram feridas no acidente.

Continua depois da publicidade

A estrutura despencou na tarde desta quinta-feira e atingiu um micro-ônibus, um carro e dois caminhões.

Na noite desta quinta-feira, o governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, divulgou uma nota lamentando o acidente. “Neste momento de profunda tristeza pela tragédia ocorrida nesta tarde em Belo Horizonte, apresento, em nome do povo mineiro, meu pesar, apoio e solidariedade às vítimas, seus familiares e amigos. Determinei aos profissionais do Sistema Estadual de Saúde e de Defesa Social que não meçam esforços para prestar toda a assistência que se fizer necessária”.

O senador Aécio Neves (PSDB-MG), também divulgou nota lamentando o ocorrido. “Com muita tristeza, recebo as notícias da tragédia ocorrida hoje em Belo Horizonte. É muito importante que as causas e as responsabilidades sejam apuradas. Neste momento, no entanto, minhas palavras são de solidariedade aos feridos e às famílias daqueles que perderam a vida. Que Deus as conforte nesta hora tão difícil”.

Continua depois da publicidade

O viaduto que ruiu estava em fase de acabamento e seria entregue no final do mês. No início de fevereiro, outro viaduto do mesmo complexo de obras para a instalação do sistema de transporte rápido por ônibus, o Montesi, teve que ser interditado devido a um problema estrutural – parte do viaduto em construção se deslocou, lateralmente, cerca de 30 centímetros em relação à estrutura. O sistema de Bus Rapid Train (BRT) faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Urbana.

O viaduto é uma das vias de acesso ao Estádio Mineirão, que fica a cerca de quatro quilômetros do local do acidente e é uma das sedes da Copa do Mundo.

* Agência Brasil