A Justiça, por meio da Vara da Fazenda Pública de Balneário Camboriú, deferiu na tarde desta sexta-feira um pedido do Ministério Público e garantiu a edição deste ano da Parada da Diversidade, marcada para 14h de domingo. A decisão determina que a prefeitura “permita, auxilie e torne possível a realização do evento até o horário legal de silêncio urbano”. A reportagem tentou contato com a prefeitura para comentar o caso, mas não houve retorno até a noite desta sexta.
Continua depois da publicidade
::: Parada da Diversidade ocorre neste sábado em Balneário
::: MP recorre à Justiça para garantir Parada da Diversidade
A ação do MP foi ajuizada pelo promtoro Rosan da Rocha, da 6ª Promotoria de Justiça de Balneário, em função da Parada não ter sido autorizada pelo governo municipal, com base na recente publicação de um decreto do prefeito Edson Piriquito (PMDB). O texto proíbe qualquer evento nas vias públicas que não for de iniciativa do município.
Continua depois da publicidade
Parada
A Parada da Diversidade está programada para ocorrer neste domingo na Avenida Atlântica. A ministra dos Direitos Humanos, Ideli Salvatti, e o ministro do Turismo, Vinicius Lages, confirmaram presença.
O evento, que tem como tema “Respeito e Paz aos Direitos Humanos”, está agendado para às 14h, com concentração e preparação dos carros e blocos na Praça Almirante Tamandaré. Um ato cívico ocorre na praça, às 18h, com passeata após os discursos das autoridades. A organização espera cerca de 10 mil pessoas.
Esta será a primeira vez, em três anos, que o evento contará com passeata pela Avenida Atântica. O encerramento oficial será na Barra Sul. DJs acompanharão todo o trajeto.
Continua depois da publicidade