Você, leitor, já se imaginou como repórter do jornal Diário Catarinense? Sobre o que gostaria de escrever?

Continua depois da publicidade

Leia o regulamento do concurso cultural

Se você já pensou sobre o assunto e participa constantemente das páginas do DC, ótimo. Mas se ainda não havia pensado na possibilidade, é hora de pegar lápis e bloquinho na mão e começar a produção. O Diário quer terminar 2012 e começar 2013 fortalecendo os laços com os leitores.

Continua depois da publicidade

Para isso, criou um concurso cultural no qual os leitores de todas as cidades do Estado poderão, voluntariamente, ajudar repórteres e editores a fazer a edição da virada do ano. E tem vaga para escrever nas editorias de Variedades, Economia, Política, Geral, Fotografia/Vídeo, Esportes, além da participação na seção de Opinião. Há também a possibilidade de colaborar com as colunas de Cacau Menezes, Marcos Castiel, Rodrigo Faraco, Roberto Alves, Juliana Wosgraus, Moacir Pereira, Sérgio da Costa Ramos e Rafael Martini.

Os leitores que quiserem saber como se faz um jornal terão a possibilidade de vir à redação do Diário e participar da produção das reportagens e fotos.

A edição vai circular nos dias 31 de dezembro de 2012 e 1º de janeiro de 2013. Quem ainda não sabe como contribuir, mas quer participar, pode entrar em contato com a editora do leitor, Carolina Spricigo, que pode sugerir temas.

Para participar

Envie e-mail com nome completo, endereço, RG, profissão e telefone, além do texto, das fotos e do vídeo, se for o caso, para DCdavirada@diario.com.br ou correspondência para o endereço Rodovia José Carlos Daux (SC-401), nº 4.190, Torre A, Saco Grande, Florianópolis/SC – CEP 88032-005, aos cuidados de Carolina Spricigo. O material deve ser enviado de hoje até as 23h59min de 20 de dezembro.

Continua depois da publicidade

Sugestões de temas

– Qual foi sua principal conquista em 2012?

– Realizou o sonho da casa própria, trocou o carro?

– Recebeu uma promoção no emprego?

– Fez ou recebeu uma declaração de amor?

– Teve um filho?

– Fez a viagem da sua vida? Como foi?

– Por que 2013 será o ano da sua vida?

– Que roupa você vai usar na virada?

– O que você espera do novo prefeito da sua cidade? E da saúde e do trânsito da sua cidade?

– Seu time conquistou o campeonato?

– O que seu time precisa para voltar a ser campeão e dar orgulho aos torcedores?

– Com qual colunista você gostaria de contribuir?

Opinião DC

A ideia de o Diário Catarinense convidar os leitores para participarem da produção da edição de Ano-Novo foi a maneira que o DC encontrou para se aproximar ainda mais do público. É o que o jornalista norte-americano Bill Kovach, ex-editor do jornal New York Times, que esteve em São Paulo, em agosto para participar do Congresso Brasileiro de Jornais, chama de jornalismo colaborativo: quando os leitores participam ativamente da narração dos fatos que acontecem em sua cidade e região. Na ocasião, Kovach se definiu como “um sonhador” e disse que esta integração leitor-redação, apesar de já estar acontecendo em diversos locais do mundo, “é um processo de longo prazo”. Este pensamento de “sonhador” também é um pouco nosso. E nada melhor do que começar o ano tentando realizar os nossos desejos.