A junta médica do Hospital Universitário de Brasília (HUB) formada para avaliar o estado de saúde do deputado José Genoino (PT-SP) esteve na tarde deste sábado no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF).
Continua depois da publicidade
Cinco médicos examinaram o deputado por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, e repassarão à Justiça um parecer sobre o estado de saúde dele, incluindo os resultados dos exames. Com base nesses documentos, Barbosa vai decidir se Genoino cumprirá sua pena em prisão domiciliar ou se voltará para a penitenciária da Papuda.
José Genoino foi preso no sábado passado para cumprir pena em regime fechado pela condenação na Ação Penal 470, o processo do mensalão. Ele se apresentou à polícia em São Paulo e foi transferido para Brasília com outros condenados no mesmo processo.
O deputado tem histórico de problemas cardíacos e, em julho, passou por cirurgia de dissecação na aorta. Em agosto, por causa de um acidente vascular cerebral, pediu aposentadoria por invalidez na Câmara dos Deputados.
Na última quinta-feira, Genoino passou mal na cadeia e teve autorização para ser removido para o ICDF, onde deu entrada na emergência às 14h com quadro de pressão alta.
Continua depois da publicidade
Saiba mais:
> Cardiologistas descartam infarto de Genoino
> Câmara deve aposentar Genoino por invalidez
> Acesse o infográfico sobre o caso do mensalão
> Acesse a capa de notícias sobre o julgamento
José Genoino era presidente do PT quando estourou o chamado escândalo do mensalão, em que membros do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram acusados de comprar apoio político no Congresso Nacional para aprovação de matérias de interesse do Palácio do Planalto.
O então ministro da Casa Civil de Lula, José Dirceu, foi apontado como principal articulador do esquema, que tinha o publicitário Marcos Valério como operador financeiro e pessoas ligadas aos bancos BMG e Rural como intermediários. Todos, inclusive o delator do mensalão, o ex-deputado Roberto Jefferson, foram condenados pelo STF. Vinte e cinco réus foram condenadas no processo: 11 já estão presos e um está foragido.
Veja quem são os 12 réus que tiveram prisão decretada
Veja a linha do tempo do julgamento do mensalão: