Uma iniciativa anunciada sem muita pretensão nas redes sociais ganhou força nos últimos dias e pode representar a maior oposição ao modelo compartilhado da faixa exclusiva na rua Guanabara. Trata-se do Pedalaço, uma manifestação organizada pelo professor de inclusão digital e estudante de psicologia André Leonardo Veridiano, 25 anos, marcada para a próxima quinta-feira, às 17h30.

Continua depois da publicidade

Mais de cem pessoas já confirmaram presença na mobilização, que promete reunir ciclistas em um passeio pelo trecho da faixa exclusiva, começando no ponto em frente à Sociedade Dallas.

-Nosso objetivo é tirar o corredor de lá, a não ser que deem algum jeito de conciliar ônibus e bicicletas. A prioridade é um corredor exclusivo para bicicletas. Falam como se os dois pudessem andar juntos, mas ninguém quer pedalar com um ônibus atrás. E as condições das calçadas são terríveis – alerta André.

Na avaliação do estudante universitário, a situação atual coloca em risco a vida de quem pedala no trecho compartilhado, principalmente porque a sinalização não está completa.

Continua depois da publicidade

-Estamos sem espaço, correndo riscos. Já houve um acidente naquele corredor de ônibus. Queremos saber, agora, onde vamos trafegar? – questiona.

Se dependesse dos ciclistas que confirmaram presença no Pedalaço, a Prefeitura deveria ter mantido a decisão de reservar o corredor apenas às bicicletas, conforme chegou a ser anunciado antes da nova mudança de planos.