Nesta terça-feira completa uma semana que a faixa inicialmente planejada para a circulação exclusiva de ônibus na rua Guanabara, na zona Sul de Joinville, passou a ser oficialmente compartilhada entre os veículos do transporte coletivo e as bicicletas, nas proximidades do terminal urbano do Guanabara.
Continua depois da publicidade
O trecho, de quase um quilômetro, foi pivô de divergências nas últimas semanas: após uma onda de críticas contra o uso do corredor apenas por ônibus, a Prefeitura voltou atrás e decidiu deixar o recuo exclusivo para a passagem de bicicletas. Mais tarde, ainda em meio à polêmica, nova mudança de planos resultou no uso compartilhado. O modelo será alvo de protesto na próxima quinta-feira.
Mas quem pedala por aquele trecho da rua Guanabara pode não fazer a menor ideia de que a faixa exclusiva também permite o acesso das bikes. Isto porque as placas instaladas no trajeto e a pintura no asfalto fazem referência apenas aos ônibus. Na incerteza, muitos ciclistas ainda ignoram o corredor e seguem pelas calçadas ou no lado contrário da rua, onde circulam motocicletas e carros.
Segundo a Prefeitura, a implantação da nova sinalização vertical e horizontal, que deve apontar a circulação de ciclistas no trecho, será colocada em prática nos próximos dias. Só que a futura mudança visual não deve bastar para colocar fim às críticas ao modelo compartilhado.
Continua depois da publicidade
A regra é de que os ônibus não circulem acima dos 30 quilômetros por hora e ciclistas tenham sempre preferência quando estiverem à frente dos coletivos. Mas, na prática, o que se vê são ciclistas saindo da faixa e buscando proteção na beira da via ou sobre a calçada quando algum ônibus se aproxima – reação que sustenta os argumentos de quem é contra o compartilhamento do corredor.
A médio prazo, a Prefeitura estuda alargar a ponte próxima ao terminal urbano, onde ocorre o afunilamento dos veículos, além de reconstruir e dar nova sinalização aos passeios. Numa estimativa otimista, caso não haja problemas com as licitações, as obras começam em cinco meses.
O CORREDOR
Quem se aproxima do terminal urbano pela rua Guanabara no sentido bairro encontra o corredor a partir da rua Teresópolis até o ponto final, numa distância de 192 metros. No sentido contrário, que transita pela rua Guanabara encontra a faixa exclusiva desde a rua Fátima, numa distância de 625 metros.
Continua depois da publicidade
A POLÊMICA
15 de janeiro – É anunciada a implantação de um corredor exclusivo para ônibus no trecho que dá acesso ao terminal urbano da rua Guanabara
17 de janeiro – Em resposta às queixas contra o corredor exclusivo para ônibus, a Prefeitura recua e anuncia que o espaço será reservado apenas às bicicletas. Seria a ciclovia mais larga de Joinville.
20 de janeiro – Ainda longe de haver consenso sobre o uso da faixa, a Prefeitura passa a estudar a implantação de um modelo compartilhado entre ônibus e bicicletas.
Continua depois da publicidade
21 de janeiro – Em encontro na Prefeitura, associações de moradores e empresários se manifestam a favor do modelo compartilhado, que passa a valer no dia 22.