Um jovem de 20 anos se afogou em um rio na localidade Salto do Engenho, em Campo Alegre, Planalto Norte de SC. O incidente ocorreu por volta das 15 horas de segunda-feira.

Continua depois da publicidade

Ele foi encaminhado para o hospital da cidade e transferido para Canoinhas, onde morreu durante a noite, com parada cardiorrespiratória.

Desde o fim de semana, pelo menos cinco pessoas se afogaram em Santa Catarina. Na segunda-feira, três irmãos que tomavam banho em um rio de Major Gercino, na Grande Florianópolis, morreram. Segundo informações dos bombeiros Militares, que foram mobilizados para o resgate, Tiago Ferreira Lopes, de 16 anos, David Ferreira Lopes, de 14, e Matheus Ferreira Lopes, de 11, foram tomar banho de rio por volta das 16h30. Conforme informações repassadas aos bombeiros, o irmão mais novo não sabia nadar. Ele teria sido o primeiro a se afogar e chegou a ser socorrido pelos outros irmãos, que também foram levados pela correnteza. Em Jaraguá do Sul, uma menina de 3 anos morreu, no domingo, após se afogar em uma piscina na rua Waldemar Rau, no bairro Rau.

Leia as últimas notícias de Joinville e região

Também na tarde de segunda-feira, morreu o adolescente que se afogou no dia de Natal na praia de Ubatuba, em São Francisco do Sul. Lucas dos Santos Ribeiro tinha 16 anos e havia entrado no mar durante a madrugada. Ele caiu em um buraco e foi arrastado por uma corrente de retorno, e os bombeiros chegaram a resgatá-lo com vida, mas ele não resistiu. Também na madrugada no dia de Natal, um jovem de 18 anos morreu afogado na Prainha, em São Francisco do Sul.

Continua depois da publicidade

De acordo com os Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, é preciso ter muito cuidado para nadar em piscina, mar e rios, principalmente com as crianças, que precisam estar sempre acompanhadas. Mas os adultos também precisam ter cautela. Uma das principais recomendações é procurar um local conhecido e, de preferência, onde exista guarda-vidas, e sempre locais rasos e sem correnteza.

Outro alerta importante, segundo os bombeiros: não tente salvar pessoas vítimas de afogamento sem estar habilitado. Mantenha distância, pois a pessoa pode acabar puxando você. Neste caso, lance algum objeto que ajude a pessoa a se manter na superfície e se acalmar. .