A transformação do lixo orgânico em adubo e fertilizantes naturais, podendo ser reinserido no ciclo da produção de alimentos, é o foco dos debates do segundo dia do Fórum Organizando – Cultivo, Alimentação e Compostagem em Joinville. O evento teve início nesta terça-feira (23) e prossegue até a quinta (25) no Teatro do Bolso, na Faculdade Cenecista de Joinville (FCJ).
Continua depois da publicidade
A entrada é gratuita, a programação da 5ª Semana Lixo Zero Joinville – que ocorre até o dia 28 em vários pontos da cidade. Nesta quarta serão apresentadas experiências em compostagem de resíduos orgânicos, trazendo o exemplo do Hotel Sesc Cacupé, de Florianópolis.
Também será mostrado um case da cidade de Lages (SC) e um painel sobre tendências e perspectivas em compostagem doméstica e industrial. A participação no Fórum é gratuita, mas é preciso fazer inscrição prévia neste link.
Já na quinta, o evento traz à cidade a experiência da Fazenda da Toca, de São Paulo, que faz pesquisa em produção em larga escala usando sistemas agroflorestais. Neste sistema, o uso e manejo da terra para a plantação de alimentos é combinada com preservação da floresta nativa. A Fazenda, administrada pelo ex-piloto de fórmula 1, Pedro Paulo Diniz, herdeiro do grupo Pão de Açúcar, é referência nesse tipo de produção e, atualmente, promove pesquisas para substituir modelos convencionais de cultivos agrícolas.
A geógrafa e agrofloresteira Olívia Gomes, responsável pela capacitação técnica e os cursos promovidos pela Fazenda da Toca, estará no Fórum para compartilhar o que é desenvolvido no local. A participação dela no Organizando está marcada para esta quinta-feira, às 19h.
Continua depois da publicidade
Saiba como fazer uma composteira e seus benefícios para Joinville
Debates sobre alimentação consciente marcaram primeiro dia
No primeiro dia da roda de debates, na terça, o tema dos debates foi a alimentação consciente, saudável e sustentável. O público, que lotou o Teatro de Bolso, o especialista em alimentação ayurvédica, José Luyz D´Azevedo, explicou a importância de consumir alimentos que ajudem o bom funcionamento do corpo.
Comida gostosa, prática, justa e saudável foi abordada pela pesquisadora em alimentação Flora Fosco. Por fim, empreendedores de Joinville falaram um pouco sobre suas experiências no mercado de comida saudável e ambientalmente sustentável.
Veja mais atividades da Semana Lixo Zero
O que fazer para reduzir desperdícios e utilizar adequadamente os insumos na construção civil? Ou como os elementos da natureza podem ajudar em nosso autoconhecimento? É possível reciclar o isopor? Como fazer sabão caseiro? Esses são alguns dos temas das atividades que serão realizadas nesta quarta-feira, também com entrada gratuita.
A programação conta também com brechó e mostra de brinquedos fabricados com materiais reciclados, organizado por alunos do CNEC; apresentação de projeto de barco movido a energia solar na Udesc, bate-papo sobre comunicação não-violenta na Univille, visita a uma agrofloresta na região do Itapocu e a uma horta comunitária.
Continua depois da publicidade
Na quinta-feira (25), oficina “Sabor de Sobra”, de aproveitamento integral de alimentos, ocorre na Cozinha da Gastronomia da Univille, às 15h20. No Sesc, acontece a Oficina de Leites Vegetais, às 8h30, haverá visita à Termotécnica, para conhecer o processo de reciclagem do isopor. Para quem tem interesse em compostagem, mais uma oficina sobre o tema será realizada no Terra Natal Café, a partir das 15h. Na Mercearia Pura Vida, às 16h, acontece a oficina Monte sua Horta Orgânica.
Todas as informações sobre essas e demais atividades da Semana Lixo Zero Joinville 2018 podem ser conferidas no agenda do evento, que pode ser acessada neste link. Para saber mais sobre a programação, acesse aqui a página da Semana Lixo Zero Joinville no Facebook.
Sobre a Semana Lixo Zero Joinville
Organizada em mais de 60 cidades brasileiras, neste ano, a Semana tem como tema “Ser Lixo Zero é uma Atitude Cidadã”, com foco na conscientização de que todo indivíduo é responsável pela solução dos problemas causados pelo lixo. Na cidade, o evento é patrocinado pela Neogrid, Metronorte Concessionária Chevrolet, Fliperama Espaço Colaborativo e Fundação Instituto Tecnológico de Joinville. A organização é da Rastro Soluções Sustentáveis em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil.
O que significa ser lixo zero?
Significa reduzir ao máximo a geração de resíduos. Mas, em caso de geração, deve-se promover o encaminhamento correto para reciclagem ou compostagem (resíduos orgânicos). Apenas o que não for reciclável ou compostável (como o lixo do banheiro, por exemplo) deve ser encaminhado para a coleta do lixo comum, ou seja, enviados para o aterro sanitário da cidade.
Continua depois da publicidade