A necessidade de investir em prevenção fica ainda mais evidente com o aumento do número dos focos do mosquito da dengue neste ano em Joinville. Os últimos dois casos positivos foram confirmados na segunda-feira e elevam para seis os pontos em que foram encontradas as larvas do Aedes aegypti – transmissor da dengue – pelo agentes do Programa de Controle à Dengue.
Continua depois da publicidade
Desta vez, as larvas foram encontradas em uma armadilha instalada no setor de carga e descarga de uma empresa no Distrito Industrial e, outra, em um galpão, no bairro Glória.
Um dos locais mais favoráveis para o desenvolvimento do mosquito são pneus, principalmente os sem uso ou que estão em veículos que não circulam mais.
Para o Programa Municipal de Controle à Dengue, o crescimento dos casos é esperado para esta época do ano, por isso a necessidade de a população aumentar os cuidados.
Continua depois da publicidade
– A combinação de dias quentes e chuvosos, típicos do verão, é propícia para a proliferação do mosquito. Cada morador deve ter a atenção redobrada e evitar o acúmulo de água parada-, alerta a coordenadora do programa, Bárbara Gabriela Nied.
No ano passado, Joinville contabilizou 72 focos do mosquito Aedes aegypti. Em 2010, foram 69.