O bairro Aventureiro, que concentrou 37 dos 68 focos confirmados do mosquito Aedes aegypti em Joinville no ano passado, foi alvo de um mutirão contra a dengue. Na segunda-feira, durante todo o dia, cerca de 80 agentes de combate à dengue, agentes de saúde e soldados percorreram 36 ruas do bairro e recolheram cerca de cinco toneladas de lixo.
Continua depois da publicidade
Entre pneus velhos, móveis, garrafas pet, plásticos e até eletrodomésticos, os agentes coletaram larvas de mosquito, que comprovam que o problema do descarte incorreto do lixo está diretamente relacionado à posição do bairro no topo das estatísticas das equipes de combate à dengue.
Segundo a coordenadora de vigilância ambiental, Bárbara Gabriela Nied, as amostras coletadas passarão por análise para confirmar se são mesmo da espécie vetora da dengue, e os resultados devem ser divulgados nesta terça-feira. Mas uma coisa é certa: vários possíveis focos foram eliminados antes que o mosquito da dengue venha a encontrar ambientes propícios para a procriação, já que as temperaturas estão se elevando com a chegada da primavera.
A ação foi divulgada com antecedência, para que a população pudesse aproveitar para descartar o lixo acumulado em nove caçambas distribuídas em pontos estratégicos, ou mesmo em frente à casa, para que as equipes com cinco caminhões pudessem recolher. Mas, segundo o agente de combate à dengue Gilberto Marques Junior, a adesão não foi a esperada. Poucos moradores participaram ativamente do mutirão.
Continua depois da publicidade
– A gente faz a nossa parte e não deixa vasos, nada que possa acumular água parada, no jardim, mas nos terrenos baldios aqui perto sempre tem lixo-, reclama Antônio Pereira.
Ele é morador da rua Dilma Virgínia Garcia há 15 anos. Para se ter uma ideia do volume de lixo descartado inadequadamente, só na rua onde ele mora e em outras duas laterais da rua Rio do Ferro, uma equipe formada por 15 pessoas coletou, em aproximadamente uma hora, lixo suficiente para encher uma caçamba com capacidade para 10 metros cúbicos.