Uma comitiva da Alemanha esteve na manhã desta quarta-feira visitando a Prefeitura de Joinville. Os 15 integrantes do grupo, formado essencialmente por membros da Fundação Gustav Heinemann, foram recebidos pelo secretário de Integração e Desenvolvimento Econômico, Jalmei Duarte, pelo diretor-presidente da Fundação Turística, Raulino Esbiteskoski e pelo gerente da Unidade de Incentivo e Difusão Cultural, da Fundação Cultural, Guilherme Gassenferth.

Continua depois da publicidade

O grupo assistiu um vídeo sobre Joinville em alemão e, depois, fez diversos questionamentos sobre os sistemas de saúde e educação, situação da segurança, moradia, salários e benefícios a investidores internacionais. Também tiveram curiosidade sobre exigências ambientais a empresas com interesse em se instalar na cidade. O secretário Jalmei agradeceu a visita e respondeu as perguntas, lembrando que o município vai sediar o Encontro Econômico Brasil-Alemanha 2015, que neste ano foi realizado em Hamburgo, na Alemanha.

O interesse por assuntos relacionados à temática cultural, política, social e ambiental corresponde ao objetivo da Fundação Gustav Heinemann, que é de compreender questões políticas para promover a consciência democrática e reforçar a vontade polícia de cooperação. Aos participantes, oferece programações de conhecer sobre temais atuais e históricos, com a organização de visitas ao Brasil, desde 1995. Carlos Soares Pinto, brasileiro que mora em Munique, há 46 anos, atuou como intérprete do grupo, sendo também o responsável por conduzir a comitiva, pelo relacionamento que mantém com diversos órgãos governamentais e entidades culturais na Alemanha.

O diretor do Departamento de Estudos da Fundação, Friedrich Büssen, agradeceu a recepção e destacou a possibilidade de desenvolvimento que observa na cidade, sugerindo que os modelos europeus não sejam copiados, mas que sejam criados outros modelos, de acordo com as muitas potencialidades do Brasil.

Na terça-feira, eles visitaram o Museu Nacional de Imigração e Colonização. Durante esta quarta-feira, irão fazer um passeio pela área rural e conhecer propriedades agrícolas, antes de partirem para Curitiba. Em Santa Catarina, passaram também por Timbó, Blumenau, Pomerode e Brusque. A comitiva chegou ao Brasil no dia 11 de outubro e retorna no dia 30.

Continua depois da publicidade