Aumentar a eficiência dos hospitais públicos de Joinville foi a reivindicação mais cobrada do prefeito eleito Udo Döhler (PMDB) no Projeto Redação Móvel da RBS TV, que está percorrendo 12 municípios catarinenses e passou pela cidade mais populosa do Estado entre segunda-feira e terça.

Continua depois da publicidade

Em entrevista ao vivo na praça da Bandeira, no Centro de Joinville, transmitida pelo “Jornal do Almoço” de terça, Udo reafirmou ao apresentador Mário Motta que a saúde será a prioridade a partir dos primeiros dias de governo.

O projeto colocou uma urna na praça na segunda-feira e permitiu que cidadãos votassem em oito temas que consideram prioritários nas áreas de saúde, educação, mobilidade e segurança. Os pedidos envolvendo saúde receberam mais de 60% dos votos.

Para mostrar o problema, Mário Motta e a equipe da RBS TV percorreram postos de saúde, PAs e estiveram no pronto-socorro do Hospital Municipal São José, onde a taxa de ocupação chegou a 133% nesta semana. Além de ouvir pacientes e a direção, a reportagem que foi ao ar no “JA” também conversou com especialistas sobre a demanda, que é uma das mais urgentes do governo Udo.

Cobrança de prazos

Continua depois da publicidade

Depois de divulgado o resultado da votação dos temas, o Redação Móvel entrevistou Udo e cobrou prazos para que as melhorias ocorram. Udo afirmou que irá melhorar o atendimento no São José em 380 dias – até o fim de 2013, a contar a partir de agora, ou início de 2014, a contar desde o início do governo. O prefeito eleito também se comprometeu a pavimentar 300 km de vias nos quatro anos, sem esquecer de ações para o transporte coletivo e ciclovias.

Cidadãos puderam participar ao vivo e fizeram perguntas sobre elevados, melhorias no transporte coletivo e nas praças. Udo disse que os elevados estão no plano de governo, mas que vai começar as melhorias viárias pela pavimentação, o que ajudará também no transporte coletivo, e afirmou que terminará os nove parques do Fonplata para levar mais lazer aos joinvilenses.

Joinville foi a terceira cidade visitada pelo projeto, que começou por Blumenau e passou também por Itajaí, no Vale. A partir de quinta-feira, a equipe do Redação Móvel estará em Jaraguá do Sul.

LEIA MAIS:

“Expectativa coincide com nossa proposta”