Desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira, a Secretaria de Segurança Pública e Proteção Civil está envolvida no apoio às equipes que combatem o incêndio em São Francisco do Sul.
Continua depois da publicidade
O secretário Francisco José da Silva informou que colocou à disposição das autoridades a utilização de abrigos em Joinville para atendimento de vítimas, em caso de necessidade.
-Também mobilizamos postos de saúde e os hospitais para prestar atendimentos emergenciais-, informou.
O prefeito de Joinville, Udo Döhler, conseguiu com o governador Raimundo Colombo a utilização do helicóptero Águia para buscar em Paranaguá, no Paraná, um especialista em combate a este tipo de incêndio.
A Secretaria de Proteção Civil enviou um lote de 300 máscaras especiais para serem utilizadas pelas pessoas que atuam diretamente no combate e controle do incêndio.
Continua depois da publicidade
-No Fórum Nacional de Defesa Civil, que começa nesta quinta-feira à tarde em Joinville este assunto será debatido e certamente teremos profissionais com experiência neste tipo de acidente-, acrescentou o secretário.
O incêndio em São Francisco do Sul começou por volta das 23 horas de terça-feira em uma carga de fertilizantes no depósito de uma empresa, nas proximidades do Porto de São Francisco.
Uma nuvem tóxica que obrigou os bombeiros a evacuarem dezenas de casas próximas ao local, na madrugada desta quarta-feira. Cerca 50 pessoas foram levadas para os hospitais da região, sofrendo algum grau de intoxicação.
Os bombeiros não puderam conter as chamas por falta de um produto químico usado nestas situações, disponível apenas na cidade de Itajaí. No início da tarde, começa uma megaoperação para conter a fumaça.
Continua depois da publicidade