Os bombeiros, a Defesa Civil e os órgãos municipais de São Francisco do Sul anunciaram uma operação para conter a fumaça causada pela explosão de uma carga de fertilizantes à base de nitrato de amônio na noite da última terça-feira. O acidente aconteceu no terminal marítimo da cidade. A operação começa no início da tarde e a estimativa é de que leve, pelo menos, 12 horas.

Continua depois da publicidade

É uma megaoperação que será dividida em quatro etapas. A primeira delas vai começar com a remoção dos conteineres que estão posicionados ao redor do galpão onde houve a explosão. A intenção é deixar a área livre para o restante da operação.

O segundo passo será a de aproximação de uma plataforma a poucos metros do galpão para permitir a perfuração da cobertura do local com buracos de, aproximadamente, um metro quadrado. Isso permitirá que aconteça a ventilação das chamas para fora da estrutura e dê maior visibilidade para as equipes.

Na terceira etapa, será mantido o plano de encharcamento do galpão com jatos de água direcionados sobre a cobertura. Na quarta etapa, o maquinário terá acesso à uma parte do galpão em que os jatos sejam concentrados nas cargas de fertilizantes, com o intuito de dispersar o material.

Continua depois da publicidade