Joinville receber uma seleção que vai disputar a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, não é uma possibilidade tão remota quanto se imagina. Nesta terça-feira, a Fifa divulgou a versão final do catálogo de Centros de Treinamento de Seleções (CTS) e a Arena Joinville, juntamente com o Hotel Bourbon – que estavam presentes desde a primeira versão do documento -, confirmaram a presença da cidade do Norte catarinense na lista. Ao todo, serão 83 opções espalhadas pelo País que podem receber uma das 32 equipes.

Continua depois da publicidade

Com a presença garantida no guia, agora se dá início ao trabalho de atrair uma das delegações internacionais. E Joinville já sabe onde mirar: a seleção suíça, que se classificou antecipadamente para o mundial do Brasil.

Por Joinville ser coirmã da cidade de Schaffhausen, que fica no País europeu, o prefeito Udo Döhler espera estreitar as relações com os representantes da seleção para fazer o convite para que a delegação se hospede no município.

– Estaremos, nas primeiras horas do dia, enviando um expediente a Schaffhausen, na Suíça, pleiteando que a seleção suíça utilize Joinville como base – garantiu o prefeito.

Continua depois da publicidade

O processo de seleção

Durante o processo de seleção, houve 403 inscrições em quatro janelas. As equipes da FIFA e do Comitê Organizador Local (COL) inspecionaram 281 campos em 25 Estados e no Distrito Federal.

Joinville não é a única representante catarinense no Guia. Florianópolis conseguiu emplacar três CTS na lista: o Costão do Santinho, a Ressacada (com o Hotel Sofitel) e o CT do Figueirense (com o Hotel Majestic).

Chapecó também apresentou projeto que envolvia a Arena Condá, mas os problemas com o aeroporto atrapalharam a candidatura.

Continua depois da publicidade