Ontem a Fifa divulgou o catálogo final dos Centros de Treinamento s de Seleções (CTS) para a Copa do Mundo no Brasil. São 83 opções espalhadas pelo país que podem receber uma das 32 equipes que irão participar Mundial ano que vem. Santa Catarina que antes tinha cinco lugares, agora oferece apenas quatro. Jurerê Internacional, em Florianópolis, declinou da candidatura após não conseguir liberação para construção do campo de treinamento da Fundação do Meio Ambiente (Fatma).

Continua depois da publicidade

Chapecó também apresentou projeto que envolvia a Arena Condá e o Hotel Mogano, mas os problemas com o Aeroporto Serafin Enoss Bertaso que seguidamente fecha por não ter condições de pouso ou decolagem inviabilizou a candidatura. Neste ano a própria Chapecoense teve jogos adiados pela Série B em função do aeroporto. O equipamento para a adequação da sinalização custa R$ 20 milhões.

Com isso Santa Catarina tem quatro Centro de Treinamentos no catálogo final que continuam a receber visitas das delegações da Seleções para avaliarem a estrutura e decidirem por um local onde ficar durante a Copa do Mundo. Doze seleções já visitaram Santa Catarina, mas elas só devem confirmar um escolha após o sorteio das chaves que está marcado para o dia 6 de dezembro, na Bahia.

Apesar de não poderem oficializar para a Fifa sua intenção de CTS, algumas seleções já encaminharam negociações bastante avançadas com alguns lugares. Caso da Argentina que praticamente definiu sua escolha para o CT do Atlético-MG, em Belo Horizonte. O Estados Unidos também estaria bem encaminhado com o CT do São Paulo, na capital paulista.

Continua depois da publicidade

O primeiro prazo para a que as seleções apontem suas escolhas para a Fifa é o dai 18 de dezembro. Depois um segundo período se estende até o fim de janeiro.

Seleções que passaram por SC

Chile, Alemanha, Japão, Turquia, Inglaterra, Estados Unidos, Rússia, França, Coreia do Sul, Suécia, Colômbia, México.

Os CTS de SC

Florianópolis

– Costão do Santinho

– Avaí e Hotel Sofitel

– Figueirense e Hotel Majestic

Joinville

– Arena Joinville e Hotel Bourbon