O último dia de março será marcado por um evento que repercute no mundo inteiro e também irá acontecer em Joinville e região. Diversas instituições aderem à Hora do Planeta apagando as luzes por 60 minutos, entre 20h30 e 21h30. A ideia é chamar a atenção sobre o aquecimento global.
Continua depois da publicidade
Quem estiver em casa, também pode colaborar. Em Joinville, a Prefeitura e empresas privadas já confirmaram participação. A sede do governo municipal e da Fundação de Meio Ambiente ficarão no breu por uma hora como um ato simbólico. E durante a semana será realizada uma campanha interna para conscientizar os quase 12 mil servidores sobre economia de energia elétrica.
Empresas privadas também voltam a bater nesta tecla. O shopping Mueller irá desligar as luzes da fachada e o sistema de ar-condicionado durante 60 minutos. Com isso, espera economizar 761 quilowatts. Já a Embraco, encontrou uma maneira bem-humorada de cativar os funcionários em torno da proposta.
Será feita uma gincana com a participação de 200 colaboradores, que toparam ficar no escuro durante uma hora em casa. Outros dez trabalhadores irão fiscalizar as residências de alguns participantes. Quem cumprir a tarefa leva camisetas e adesivos da campanha.
Continua depois da publicidade
Outra iniciativa, repetindo o que foi feito no ano passado, quem estiver trabalhando neste sábado irá lanchar à luz de velas. Mesmo as empresas que não estiverem participando fisicamente, darão um jeito de lembrar os clientes e parceiros sobre a iniciativa. A Docol resolveu apagar o site da empresa durante este sábado. Isso mesmo. O portal da internet terá uma proteção escura lembrando que este sábado é dia de apagar as luzes como evento simbólico contra o aquecimento global.
Os municípios da região Norte também estão engajados este ano. A Prefeitura de São Francisco do Sul já anunciou que ficará às escuras neste sábado. A sede, o prédio multiuso (que abriga diversas secretarias), a Secretaria de Turismo, a Fundação Cultural e o Mercado Público terão todas as luzes apagadas durante às 20h30 e 21h30. Subindo a serra, a iniciativa também ganhou adeptos.
Em Campo Alegre, não só o governo municipal se engajou, mas também as crianças. A Prefeitura apoiou o grupo de escoteiros que passaram as duas últimas semanas fazendo campanhas em prol à Hora do Planeta. São Bento do Sul também se uniu a outras cidades. Os prédios da Prefeitura, da Fundação Cultural, da Secretaria de Turismo, da Câmara de Vereadores e as escolas municipais estarão no escuro. Até a Igreja Matriz ficará de luzes apagadas.
Continua depois da publicidade