Não eram nem 13 horas quando Maria de Lourdes de Moraes, 41 anos, chegou à sede da Secretaria Municipal de Saúde, na rua Araranguá, em Joinville. Ela havia acordado às três da manhã para trabalhar e conseguir ser liberada ao meio-dia para que pudesse fazero cadastro e receber o cartão que a inclui no Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, às 16 horas, ainda faltavam cerca de 30 pessoas para serem atendidas antes dela. Visivelmente cansada, lamentou ter de aguardar tanto tempo sem almoçar.
Continua depois da publicidade
– Não tive opção pela internet. Tentei, mas deu erro-, destaca a moradora do bairro Comasa, que chegou a procurar o postinho de saúde da região, mas não conseguiu resolver o problema.
Veja também: Mutirão para cadastramento
A busca pelo cartão do SUS em Joinville tem assustado até os trabalhadores da Secretaria de Saúde e causado filas para cadastramento. Os usuários estão tendo que esperar em média quatro horas até chegar a uma das duas atendentes responsáveis pela inclusão dos dados no sistema do Ministério da Saúde.
Continua depois da publicidade
Segundo a secretaria, a alta procura tem sido causada pela pressão dos planos de saúde particulares, que são obrigados a fazer a inclusão dos clientes até junho deste ano.
Prazo foi prorrogado
Maria de Lourdes é atendida pelo plano da empresa do marido, que estende o benefício aos parentes. Ela não é usuária do SUS e nem pensava em fazer o cartão. Com a senha 614 em mãos, ela ouvia o número 587 ser chamado.
– Achei isto um absurdo. Muita gente desistiu. Não vale a pena ficar esperando para quem não usa. Se usasse, até tudo bem-, destacou.
Continua depois da publicidade
Junto com ela, outras 50 pessoas também aguardavam para serem atendidas.
O Ministério da Saúde prorrogou o prazo para que os planos particulares incluam os usuários no sistema, mas muitos ainda não repassaram a informação aos usuários.
Segundo a coordenadora do setor de cadastramento da Secretaria de Saúde, Márcia da Rosa, isto tem causado filas na Secretaria de Saúde, onde todos que querem renovar a carteirinha do plano vão em busca do cadastro no SUS.
Segundo ela, a geração destas inscrições deveria ser feita pelas próprias administradoras dos planos que têm acesso ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).
Continua depois da publicidade
– Os planos tinham até junho para ter cadastrado os usuários. Agora, deu este boom. As empresas mandaram os funcionários procurar a Secretaria da Saúde. Era para eles (planos de saúde) terem gerado estes cartões para os usuários deles-, explica.
Leia mais: 60% dos joinvilenses já estão no sistema
Serviço
Como fazer para ser cadastrado
– Procure a unidade de saúde mais próxima para conferir se você já tem o cadastro no SUS.
– Se não tiver o número, mas o cadastro, pode conseguir o cartão na secretaria ou pedir pelo site www.joinville.sc.gov.br. Pelo site, o cartão pode demorar até 60 dias para chegar.
– Se a pessoa não tiver cadastro e nem número de inscrição, deverá se dirigir até a Secretaria de Saúde, localizada na rua Araranguá, 397, Centro.
Continua depois da publicidade
– O horário de atendimento é das 8 às 17 horas.
Quais documentos levar
– Identificação (RG, carteira de habilitação, certidão de nascimento ou de casamento).
– Comprovante de residência.
Números do SUS
– 307 mil joinvilenses já fizeram o cadastro para o cartão.
– 40 mil desde janeiro deste ano.
– 515 mil é a meta até o fim de 2012.
– 60% dos joinvilenses já foram cadastrados.
– 70% utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS) em Joinville.