Rio Lindo é uma comunidade que fica logo no começo do bairro dona Francisca, no distrito de Pirabeiraba. Com cerca de 300 habitantes, a população na maioria é formada por idosos acima de 60 anos. Para melhorar a qualidade de vida da população, a Associação de Moradores do Rio Lindo e o Conselho de Saúde resolveram montar uma série de atividades que beneficiem a saúde. A primeira delas foi garantir aos moradores o cadatramento gratuito do cartão do SUS.

Continua depois da publicidade

Três voluntários passaram das 7h30 até as 11h30 acessando o portal pela internet, em três notebooks. Cerca de 100 pessoas procuraram as barracas instaladas em frente da casa do presidente da associação, Anderson Guilherme Krenkel, para cadastrar as famílias. Duas enfermeiras do posto de saúde também participaram fazendo aferição da pressão dos moradores.

Segundo uma das voluntárias, a assistente social Jaqueline do Rocio Alves Coelho, a iniciativa partiu depois que souberam que a região não tinha cobertura das agentes comunitários de saúde. A partir disto, a própria associação resolveu se mobilizar e garantir ações para melhorar a qualidade de vida da população.

Jaqueline diz que o cadastramento do cartão se tornou necessária depois que se estipulou um prazo-limite. No mesmo evento também foram entregues panfletos com informações sobre diferentes doenças.

Continua depois da publicidade

A assistente social admite que deu tudo certo e rendeu bons frutos. Os voluntários conseguiram cadastrar 80% da população.

Depois do cadastro, a próxima atividade será garantir exercícios físicos às pessoas, principalmente aos idosos. A partir de segunda-feira, cada rua asfaltada de Rio Lindo ganhará marcações no chão para ajudar nas caminhadas. E uma grande caminhada de estreia das marcas está prevista inicialmente para quarta-feira, às 20 horas.

O mutirão continua com as atividades físicas, segundo Jaqueline, com o objetivo de mudar os hábitos e até dar mais lazer à população. Conforme ela, as opções de atividades para Rio Lindo só estão disponíveis depois da BR-101, muito longe e perigoso para os moradores idosos.

Continua depois da publicidade