A duplicação da BR-280 e os contornos ferroviários de Joinville e de São Francisco do Sul foram atingidos pela tesourada do governo federal no orçamento para 2016. Neste ano, a União havia reservado R$ 120 milhões para a ampliação da rodovia federal, o que permitiu os início das obras em dois dos três lotes.
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Para o ano que vem, a previsão foi reduzida para R$ 31,8 milhões. Se esse valor for mantido, dificilmente será autorizado o início da duplicação entre São Francisco e Araquari, lote ainda não iniciado por causa da demanda com desapropriações. Os demais lotes estão em andamento, com atrasos nos pagamentos às empreiteiras. A situação dos contornos ferroviários é ainda mais preocupante.
No orçamento de 2015, foram destinados R$ 70 milhões para a obra em Joinville e R$ 40 milhões para os trabalhos em São Francisco – as duas construções pararam em 2011 para adequação dos projetos. Na proposta enviada ao Congresso Nacional na semana passada, foram reservados apenas R$ 1 milhão para cada um dos contornos.
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Segundo plano
Outras obras também sofreram cortes. A duplicação da BR-470, por exemplo, tinha previsão de R$ 100 milhões em 2015. Para o ano que vem, a reserva é de R$ 64,1 milhões. O orçamento pode ser mexido se aparecerem recursos (a alteração pode ser feita agora, antes da aprovação, ou mesmo durante 2016, mas a redução nas previsões mostra que as obras com montantes menores estão em segundo plano.
Mais difícil
O retorno das obras dos contornos ferroviários de Joinville e São Francisco do Sul continua uma incógnita. Além da previsão de corte no orçamento, o DNIT trabalha com a possibilidade de trazer o Exército para a obra, ainda que não esteja descartada a contratação por meio do regime diferenciado (RDC). A última previsão era de lançamento dos editais em agosto.