Ainda mais importante do que o anúncio da concessão da BR-280 para a iniciativa privada, feita nesta terça-feira pelo governo federal, é descobrir quanto será liberado para a duplicação neste ano.
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Essa informação ainda não saiu, mas é provável que fique abaixo dos R$ 150 milhões, suficientes para tocar dois lotes já em andamento, deixando o trecho entre São Francisco do Sul e Araquari para depois.
As informações ainda não estão completas, mas a concessão não muda a duplicação, até porque não haveria empresa disposta a tocar a obra em troca do pedágio – o trecho Norte da BR-101 só foi pedagiado depois da duplicação; a BR-116 também foi concedida, mas não há previsão de duplicar toda a rodovia pela concessionária do pedágio.
Ainda vai além de 2016
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Além disso, é praticamente impossível que o governo federal vá conseguir leiloar a BR-280 já no ano que vem, com foi dito ontem: é preciso montar todo o mapa de obras, onde haverá viaduto, onde serão construídas as marginais, entre outros detalhes. As comunidades se mobilizam nas cobranças. Ainda vai levar alguns anos.