Itapema vai debutar na regata Jacques Vabre. Durante visita do diretor da regata, Gildas Gautier, e do diretor Técnico, Thierry Verhnes, nesta quinta-feira, foi confirmada a participação da cidade na programação do evento, ao lado de Itajaí.
Continua depois da publicidade
::: Saiba mais sobre a regata transoceânica Jacques Vabre
O prefeito Rodrigo Bolinha informou que Itapema vai oferecer uma recepção para todos os velejadores em 14 de novembro. A festa será aberta à imprensa e também vai incluir a premiação dos atletas.
Antes do retorno para a França, os velejadores irão participar de uma regata entre Itajaí e Itapema. De acordo com Bolinha, a disputa vai contar pontos para a Volta ao Mundo que os velejadores dos 20 barcos maiores irão fazer após o retorno à França.
Continua depois da publicidade
Os diretores da Jacques Vabre garantiram que os barcos de 60 pés poderão ser vistos pelo público da praia.
_ É um divisor de águas para Itapema, além de um incentivo ao turismo. Estamos marcando território porque quem não é visto não é lembrado_ disse Bolinha.
A conquista despertou na Prefeitura a vontade de inserir Itapema de forma definitiva no mercado náutico. Bolinha planeja construir molhes ao lado de onde desembocam as águas no Rio Perequê e do Rio Vera Cruz na praia. Ele também pretende construir uma marina pública.
Continua depois da publicidade
_ A nossa intenção é lançar em novembro alguma parte do projeto da marina pública _ afirmou.
A regata Jacques Vabre conta com 40 barcos de 15 nacionalidades diferentes. A partir de 25 de outubro, quando deixam Le Havre na França, os velejadores vão percorrer quase 10 mil quilômetros rumo a Itajaí.