A Transat Jacques Vabre é uma tradicional regata transatlântica que completa 20 anos em 2013. O ponto de partida é sempre Le Havre, principal cidade importadora de café na França e de forte tradição marítima. Também conhecida como Rota do Café, a prova sempre tem como destino final um país produtor de café.

Continua depois da publicidade

A competição já passou por cidades de Cartagena, na Colômbia, por Salvador, no Brasil e Puerto Limón, na Costa Rica. Nesta 11ª edição, a Transat Jacques Vabre terá Itajaí, em Santa Catarina, como destino final e contará com o mais longo percurso da história: 5.395 milhas náuticas (10 mil km).

A largada será no dia 7 de novembro, com primeiras chegadas previstas para cerca de 15 dias depois.

Categorias

Continua depois da publicidade

A competição contará com dezenas de embarcações, que cruzarão oceano comandadas por duplas de velejadores. Diferentes categorias de barcos participação da prova, com diferentes tamanhos e aspectos técnicos.

Imoca

Rápidos e sofisticados monocascos de 18 metros de comprimento (60 pés)

Classe Multi 50

Multicascos catamarãs ou trimarãs com 15 metros de comprimento e 15 metros de largura

Classe 40

Categoria pro-am com monocascos de 12 metros de comprimento e 4 metros de largura

MOD 70

Novo design moderno e de alto desempenho que estreou em 2011 com embarcações trimarãs de 21 metros de comprimento e 17 metros de largura

Sustentabilidade

Durante sua história, a Transat Jacques Vabre desenvolveu modelos de desenvolvimento sustentável, ligando os portos através de ações concretas durante a corrida. A redução do consumo de energia, água, combustível, produção de dejetos, emissão de CO2, reciclagem e outras ações têm sido metas nas últimas edições.

Continua depois da publicidade

Em Itajaí, o evento Aventura pelos Mares do Mundo contará com um Plano de Sustentabilidade com medidas eficazes para redução e compensação das emissões de carbono, além de campanhas, mutirões de limpeza, plantio de mudas e ações nas escolas.