O Ministério das Relações Exteriores atualizou para 194 o número de brasileiros contatados no Nepal até as 17h desta terça-feira pela Divisão de Assistência Consular do Itamaraty, Embaixada do Brasil em Katmandu ou pelos próprios familiares após o terremoto que atingiu o país no sábado. A estimativa do Itamaraty é que 220 brasileiros estavam no Nepal no momento do tremor.

Continua depois da publicidade

Brasileiro escapa de avalanche no Everest e luta para deixar o Nepal após terremoto

Segundo o Itamaraty, não há nenhuma informação sobre brasileiros entre as vítimas fatais. Apenas três ficaram feridos, um deles com a perna quebrada, mas que já recebeu atendimento médico e passa bem. Outros dois tiveram ferimentos leves.

Continua depois da publicidade

Por volta do meio dia de sábado em Katmandu (3h15 no horário de Brasília), um terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter, o pior dos últimos 80 anos no Nepal, devastou o país asiático, provocando mais de 5 mil mortes.

Leia as últimas notícias em Zero Hora

Leia outras notícias de Mundo

Desde o tremor de terra, o Núcleo de Assistência a Brasileiros (NAB) do Itamaraty tem funcionado 24 horas, acompanhando em tempo real a situação dos brasileiros no Nepal e mantendo contato direto com as famílias no Brasil. A Embaixada do Brasil em Katmandu montou um centro de atendimento a brasileiros no aeroporto da cidade.

O MRE informou que a embaixada tem instrução para acolher os brasileiros, mesmo que em seus jardins, caso necessário, para uso como local de refúgio. Acrescentou que a missão do país no Nepal foi reforçada para prestar atendimento ininterruptamente.

Os brasileiros que procuram a embaixada também podem usar computadores para fazer compras de passagens e manter contato com parentes no Brasil.

Continua depois da publicidade

FOTOS: prédios e templos são destroçados pela natureza no Nepal

*Agência Nacional