Apesar da expectativa de aumento nas vendas do comércio de Itajaí para o Dia das Mães, o gasto médio dos consumidores da cidade foi o segundo menor do Estado, segundo pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC (FCDL/SC) divulgada nesta quinta-feira. A previsão era de que as compras atingissem R$ 185,17 por cliente. No entanto, o valor ficou em R$ 161,09 – mesmo assim o número representa um aumento no comparativo com o ano passado, quando o gasto ficou em R$ 138,50.
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A pesquisa, feita nas cidades de Lages, Chapecó, Blumenau, Joinville, Criciúma, Florianópolis e Itajaí, com proprietários e gerentes de 600 empresas nos dias 12 e 13 de maio, também apontou que Itajaí, assim como os outros municípios do Estado, teve queda na variação de faturamento com o Dia das Mães de 2014 (-3,38%) em relação ao ano anterior. Em Santa Catarina, a variação negativa foi de 0,92%.
De acordo com o presidente da CDL de Itajaí, Hamilton Sedrez, a inflação foi o principal fator que influenciou no desempenho do comércio da cidade.
– Este ano a inflação esteve mais presente, mesmo assim tivemos um crescimento no gasto médio dos consumidores de 16%. Cabe a entidade agora fazer campanhas para estimular o consumo – afirma.
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Para o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, a queda de 0,92% no faturamento das empresas do Estado já é preocupante por si só, mas se confrontada com a pesquisa de expectativa para o Dia das Mães, chama ainda mais atenção.
– Isso ocorre porque os consumidores apresentaram uma intenção de gasto elevada, que cresceu 24,5% em relação ao ano passado. Ou seja, antes da compra, as famílias estão otimistas, mas na hora de comprar esse otimismo não se consolida em aumento das vendas – avalia.
Compras parceladas
Além disso, o estudo inicial da Fecomércio previa que a maior parte das compras fosse à vista, porém Itajaí foi a cidade que contabilizou um número maior de compras parceladas com cartão de crédito. Pelo menos 49,3% dos itajaienses declararam ter utilizado essa forma de pagamento. No Estado, a média de pagamento parcelado ficou em 23%, liderando o pagamento à vista, com cartão de crédito.
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– É uma característica da nossa cidade que as compras sejam feitas a prazo e isso se mantém até hoje – comenta Sedrez.
Outro destaque da pesquisa foi que roupas e calçados foram os itens preferidos na escolha do presente, com 49,3% optando por esse tipo de compra.