Segunda melhor data para o comércio da região, o Dia das Mães perde somente para as vendas de Natal e, neste ano, os consumidores de Itajaí devem ter um gasto médio de R$ 185,17 nos presentes – segundo maior do Estado, perdendo apenas para a Capital, conforme pesquisa feita pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL).
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O valor mostra um crescimento de pouco mais de 7% em relação ao ano passado, quando ficou em R$ 174,38. O estudo, feito com 2.730 pessoas entre os dias 9 e 11 de abril em sete municípios do Estado (Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí), aponta ainda que a melhora ocorre em função do aumento da renda das famílias.
No município, 51,7% dos entrevistados disseram estar em uma situação financeira melhor do que no ano anterior. A forma de pagamento deve ser feita à vista, segundo a pesquisa. Em Itajaí, 81,6% dos consumidores afirmaram preferir esta opção para comprar o presente da mãe.
Além disso, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itajaí prevê um acréscimo de 5% nas vendas em relação ao ano passado e de 20% sobre o mês de abril deste ano. O presidente da entidade, Hamilton Sedrez, afirma que a expectativa no município é sempre maior pelo momento econômico da cidade, mas que a inflação compromete um pouco o aumento.
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– O comércio daqui tem se destacado em relação a outros municípios e essa pujança impulsiona as vendas – comenta.
Em Balneário Camboriú, a CDL estima um incremento de 24% sobre o mês de abril e 4% de ganho real na comparação com o ano anterior. Conforme o presidente, José Roberto Cruz, a data é bastante esperada pelos comerciantes, pois os filhos não costumam economizar nos presentes para as mães. O dirigente explica que os itens mais procurados são roupas e calçados, principalmente de inverno.
– O que deve atrair os consumidores é a variedade dos produtos. O comércio se preparou, muita gente investiu em roupas para inverno e como agora começa a esfriar, o pessoal opta em fazer uma mudança no guarda-roupas – explica.
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Promoções
Além das lojas decoradas para a data, os shoppings de Itajaí e Balneário também apostaram em promoções para atrair o consumidor. No Itajaí Shopping, cada R$ 400 em compras dão direito a um guarda-chuva.
O Balneário Shopping vai sortear entre os clientes duas viagens para Turquia e Ilhas Gregas com acompanhante. Para participar basta juntar R$ 250 em compras. A expectativa do estabelecimento é de que as vendas sejam 15% maiores em 2014.
Já no Atlântico Shopping o presente da mãe, a partir de R$ 150, pode render um final de semana no Plaza Itapema (três mães serão contempladas) ou um vale compra no valor de R$ 2 mil (também com três ganhadores).
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O Dia das Mães tem reflexos ainda nos setores hoteleiro e de restaurantes, de acordo com a pesquisa da FCDL. Em Itajaí, por exemplo, 19,7% dos entrevistados disse que vai almoçar/jantar em algum restaurante. Balneário também espera um aumento nestes setores, como explica a tesoureira do sindicato que representa os hotéis, bares e restaurantes, Karina Peters.
Para ela, a expectativa é de uma ocupação de 60% nos hotéis, além de uma excelente procura nos restaurantes.
– Na hotelaria vamos registrar um movimento interessante porque muitos presenteiam suas mães com um fim de semana em Balneário. Já nos restaurantes o movimento aumenta muito, não só se turistas, mas de moradores – ressalta.
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Dicas para comprar o presente:
l Vestuário: verifique se a loja faz troca de produtos, bem como o prazo para este procedimento. Solicite que os dados constem na nota fiscal, como forma de garantia
l Eletrodomésticos e eletroeletrônicos: solicite o teste e a demonstração do funcionamento na loja. Prefira produtos com selo de organismos de inspeção e observe se a voltagem (110 ou 220V) é compatível com a tensão do imóvel
l Compras na internet: nesses casos o consumidor pode desistir da compra no prazo de sete dias a partir da data de assinatura do contrato ou do recebimento do produto
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l Compre à vista: prefira sempre as compras à vista, que possuem melhores preços. As compras feitas no cartão de débito e crédito sem parcelamento também são consideradas à vista. Fique atento, pois a loja não pode estabelecer valor mínimo para a utilização dos cartões de crédito e débito – o Código de Defesa do Consumidor garante o mesmo preço de uma mercadoria para qualquer opção de pagamento, seja em dinheiro, cheque, cartão de crédito ou débito
l Nota fiscal: exija sempre a nota fiscal e solicite informações no verso, como troca, prazos de troca e entrega de mercadorias. Caso o comerciante não faça trocas, ele tem a obrigação nos casos de vícios ou defeitos. O Código de Defesa do Consumidor garante prazo de 30 dias para reclamações de produtos não duráveis e 90 dias para produtos duráveis.