Desde o fim de março a Secretaria de Obras de Itajaí parou de recolher entulhos pela cidade. O último mutirão ocorreu no bairro Cordeiros, onde foram recolhidas 336 caçambas de lixo no local. Nos três primeiros meses de 2015 o total de entulho retirado das ruas do município ultrapassou 800 caminhões, em especial nos bairros São Vicente e Cordeiros, onde está concentrada a epidemia de dengue.

Continua depois da publicidade

O secretário Tarcísio Zanelato diz que a intenção da pausa é avaliar a aplicação da lei que pune quem facilitar a proliferação do mosquito da dengue e acumular entulhos. A nova legislação foi aprovada pela Câmara em 10 de março e já está em vigor.

– Estamos temerosos, porém, que a população não entenda a orientação da prefeitura e volte a acumular entulhos – pondera o secretário.

::: Leia todas as notícias sobre a dengue

::: Balneário Camboriú deixa entulhos em pátio de secretaria

Continua depois da publicidade

::: Confira as 10 dúvidas mais frequentes sobre a dengue

Desde que a lei começou a valer a Defesa Civil aplicou 156 notificações em proprietários de terrenos e casas que estão acumulando materiais que podem virar criadouro do mosquito. Os donos têm um prazo de 10 dias para regularização antes de serem multados – o valor da autuação varia de R$ 137,46 até R$ 2,7 mil. Outros 40 proprietários de terrenos devem ser notificados na próxima semana por meio de edital.

Como denunciar

O cidadão que deseja denunciar terrenos baldios com entulhos ou focos de mosquito da dengue pode fazer através da Defesa Civil de Itajaí. Telefone: (47) 3341-6199 ou 199.

Onde entregar os entulhos

::: Os entulhos podem ser entregues gratuitamente na Secretaria de Obras do município, que dará a destinação correta. A secretaria fica na Rua José Pereira Liberato, 1889, bairro São João. Não é necessário agendamento. Informações pelo telefone: (47) 3348-0202.

::: Também há a possibilidade do morador contratar um serviço de tira-entulhos para dar a destinação correta aos objetos. Ou ainda é possível doar móveis, madeiras, materiais de construção ou roupas que estejam em bom estado para famílias carentes. O contato deve ser feito com os projetos João de Barro e Ombro Amigo – uma equipe também pode retirar as doações. Telefones: (47) 3246-6298 ou 9955-0902.

Continua depois da publicidade