Itajaí sedia a partir desta quarta-feira o seminário “Não ao trabalho infantil! Sim à educação de qualidade!”. O evento será realizado no Anfiteatro da Univali, ao lado da biblioteca. O objetivo é reunir os diversos segmentos que atuam no combate ao trabalho infantil e proteção ao adolescente trabalhador para contribuir com a erradicação do trabalho precoce. O seminário faz parte da programação dos 155 anos do município.
Continua depois da publicidade
Nesta sexta-feira é o Dia Nacional e Internacional de Combate ao Trabalho Infantil.
A discussão do tema e a divulgação de formas de combate à pratica são relevantes para o município. No Censo do IBGE de 2010, a cidade apareceu ao lado de Balneário Camboriú e Camboriú com 1.176 crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos exercendo algum tipo de trabalho. Conforme dados fornecidos pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), também de 2010, 5,81% da população de 10 a 14 anos trabalham no município.
O credenciamento dos participantes é gratuito e está previsto para começar às 17h30. Na noite desta quarta, haverá conferência com os professores André Viana Custódio e Suzéte da Silva Reis sobre os desafios e ações para a prevenção e erradicação do trabalho infantil. Na quinta-feira, a conferência inicia, às 9h, com o painel “Trabalho Infantil em Santa Catarina”.
A programação do dia ainda inclui debates e os seguintes painéis: “Articulação Intersetorial para a efetivação do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil)”, às 10h20min, e “A Proteção do Adolescente na Profissionalização”, às 13h. O Seminário termina com debates e troca de experiências sobre o tema.
Continua depois da publicidade