A volta dos pardais nas vias municipais de Florianópolis mostrou que a fiscalização eletrônica faz a diferença para controlar os apressadinhos e furadores de sinais. No primeiro dia de operação, 82% dos condutores que costumavam driblar as regras de trânsito tomaram mais cuidado para evitar prejuízos no bolso.
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O Instituto de Planejamento Urbano (Ipuf) informou que nas primeiras 24h de funcionamento dos radares nessa terça-feira, foram computadas 260 infrações. No mês passado, quando as máquinas apenas faziam os registros – mas não multavam -, foram mais de 1,5 mil por dia.
Segundo a autoridade de trânsito do município e engenheiro do Ipuf, Lírio José Legnani , a redução drástica nas infrações é a comprovação de que os equipamentos fazem a diferença para os motoristas colocarem o pé no freio.
O histórico de fiscalização mostra que os motoristas aprendem a respeitar as regras de trânsito com a presença de radares eletrônicos. Faz 10 anos que Florianópolis utiliza esse tipo de sistema – com uma pausa de dois anos entre 2011 e 2013. No período de 2005 e 2010, houve um decrécimo de 57% no número de infrações registradas. A média foi de cinco autuações para cada 20 mil veículos fiscalizados. É como se de todos os carros que passam na Avenida Mauro Ramos, cinco fossem multados.
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– A fiscalização evita acidentes e atropelamentos. Se evitar uma morte, já vale a pena- observa Legnani.
São 73 equipamentos instalados em 17 cruzamentos da cidade, nas principais ruas e com maior concentração na região central da Ilha. Os aparelhos têm capacidade de flagrar o motorista que ultrapassar a velocidade permitida, parar sobre a faixa de segurança ou avançar o sinal vermelho.
Confira onde estão os radares
Radares que flagram carros roubados e licenciamento atrasado
A empresa Kopp Tecnologia, vencedora da licitação, ainda deve instalar dois radares óticos de reconhecimento de caracteres (OCR), que detectam veículos com licenciamento atrasado, furtado ou roubado. O sistema online será ligado ao banco de dados do Estado.
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Um deles será instalado em uma das cabeceiras das pontes Colombo Salles ou Pedro Ivo Campos. O local para o outro radar ótico será definido na próxima semana. A ideia é começar a funcionar nos próximos 20 dias.
A instalação dos equipametos de fiscalização eletrônica começou em fevereiro deste ano. Desde maio de 2011, as vias locais de Florianópolis estavam sem radares. A batalha judicial entre as concorrentes da licitação terminou em dezembro de 2012, quando a Kopp teve ganho de causa.
No contrato anterior, com a Engebras, os radares fiscalizavam 30 milhões de veículos por mês e flagravam uma média de 8 mil veículos em infrações no mesmo período. O novo sistema é mais inteligente, pois, além de fotografar, grava o momento da infração. Na próxima semana, o Ipuf deve divulgar o detalhamento das infrações cometidas nos primeiros dias de funcionamento dos radares.
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