O trânsito de Florianópolis volta a ser fiscalizado por radares a partir da meia-noite de segunda-feira. São 47 equipamentos instalados em 10 pontos da cidade, nas principais ruas e com maior concentração na região central da Ilha. Os aparelhos têm capacidade de flagrar o motorista que ultrapassar a velocidade permitida, parar sobre a faixa de segurança ou avançar o sinal vermelho.

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A reativação do sistema de monitoramento foi comemorada pelo presidente do Instituto Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), Dalmo Vieira Filho. Justificou que somente os motoristas infratores saíam ganhando com os radares desativados e que agora os imprudentes não ficarão impunes.

O presidente do Ipuf acrescentou que todas as cidades contam com este tipo de fiscalização. Florianópolis era uma exceção desde maio de 2011 por causa de um problema judicial. No mês anterior, estourou no país o caso da Máfia dos Pardais e a empresa responsável pelo sistema na cidade foi envolvida. A Justiça determinou a suspensão do serviço.

Uma licitação foi aberta e houve recurso. A batalha jurídica durou até dezembro do ano passado. Depois de nova interrupção por ordem da prefeitura, o serviço de instalação foi finalizado e na semana passada o Imetro de SC terminou a inspeção dos 47 medidores de velocidade. O restante dos aparelhos não precisa de aferição para entrar em funcionamento.

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Ipuf não descarta outros reforços na fiscalização

Vieira Filho afirmou que esta etapa de instalação de equipamentos está concluída. Mas não descarta que o sistema de vigilância de Florianópolis seja reforçado. Ele afirmou que pode haver um novo programa ou intervenção se surgir um outro ponto com muitos acidentes.

Na visão do engenheiro civil e especialista em trânsito Severino Soares Silva, o trânsito só é bem gerenciado se for trabalhado com os três Es – engineering, enforcement, education – que traduzidos significam engenharia, policiamento e educação.

– Só tem efeito positivo e prático quando isso é trabalhado em conjunto – ressalta.

Ele dá como exemplo o que foi feito na curva da morte da SC-401, que liga o Centro de Florianópolis ao Norte da Ilha. Para diminuir os acidentes do local foi colocada uma sinalização ostensiva e a polícia militar rodoviária passou a fazer fiscalização frequente. Isso fez com que motoristas reduzissem bastante a velocidade, diminuindo o número de acidentes.

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:: Confira os locais onde estão instalados os radares