A Polícia Civil informou que será de 60 dias o prazo de conclusão da investigação do processo disciplinar sobre o diretor de polícia do Interior, delegado José Rogério de Castro Filho, e mais quatro agentes.
Continua depois da publicidade
A suspeita é de irregularidades no uso de carro oficial e no pagamento indevido de diárias, conforme detalhou o Diário Catarinense em matéria publicada nesta sexta-feira.
Caso a investigação não seja concluída no tempo previsto, a Polícia Civil afirma que há amparo legal de prorrogação.
Nenhum detalhe do como será feita a apuração foi divulgado, por enquanto. Apenas que os trabalhos deverão começar na semana que vem com depoimentos de eventuais testemunhas e dos próprios investigados.
Continua depois da publicidade
A cúpula da polícia estava em viagem ao Sul do Estado nesta sexta-feira e segundo a assessoria apenas o delegado-geral Aldo Pinheiro D’Ávila se manifestaria a respeito.
O delegado-geral disse na quinta-feira que a investigação surgiu de denúncia anônima na metade do ano passado.
A portaria que determinou processo disciplinar leva a data de 3 de outubro, mas só foi publicada na última terça-feira, ou seja, mais de três meses depois. O procedimento foi antecedido por uma sindicância.
Continua depois da publicidade
De acordo com o documento, o diretor utilizava diariamente a viatura para se deslocar de Lages, onde mora, a Curitibanos, onde fica a sede da diretoria do Interior – o percurso diário alcançaria 173 quilômetros com o carro oficial entre ida e volta.
O diretor nega irregularidades. Hoje, o rastreamento de veículos por chip da segurança catarinense não é completo.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), na Polícia Civil são monitorados 912 veículos, mas a frota abrange ainda carros locados que não são rastreados.
Continua depois da publicidade
Na Polícia Militar, de acordo com o Centro de Comunicação Social, todas as viaturas são monitoradas há mais de dois anos.
Confira trechos do Diário Oficial e a distância percorrida diariamente pelo diretor do Interior da Polícia Civil: