A intervenção no Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep) de Itajaí começou oficialmente na manhã desta sexta-feira. Desde as 7h30 desta sexta, seis agentes do Departamento de Administração Socioeducativo (Dease) estão na unidade realizando uma operação pente fino.

Continua depois da publicidade

Antes das 11h os agentes, junto com os educadores que trabalham na unidade, já tinham vistoriado os telhados do centro e estavam fazendo vistorias nos alojamentos dos 20 internos que ainda estão no local. A intervenção se fez necessária depois da última fuga na unidade, no domingo.

Dois adolescentes renderam monitores bom barras de ferro e escaparam do local. O diretor do Dease, Sady Beck Júnior, acredita que as quatro fugas recentes ocorreram em circunstâncias parecidas, é possível que os agentes localizem barras de ferro, paus e até armas caseiras nos alojamentos. Não há prazo para a intervenção ser encerrada.

Fugas registradas no Casep em 2013

12 de janeiro – Ao serem levados para uma sala para assistir televisão por volta das 22h30min, os adolescentes renderam os monitores e fugiram da unidade em um carro e uma motocicleta que pertenciam aos profissionais. Inicialmente foi informada a fuga de quatro jovens, mas depois foi confirmado que nove fugiram.

Continua depois da publicidade

14 de janeiro – Três dos quatro monitores que trabalhavam no Casep no momento da fuga dos nove adolescentes são demitidos por justa causa. Os monitores contaram à polícia que foram agredidos com cadeiras e pedaços de pau pelos jovens.

31 de janeiro – Dois internos escaparam no local durante a tarde e, à noite, outros 11 fugiram. De acordo com a Polícia Militar, eles teriam rompido cadeados usando barras de ferro retiradas das grades das janelas e rendido os monitores, que abriram as portas.

10 de fevereiro – Dois adolescentes, armados com barras de ferro, renderam o monitor na noite de domingo e fugiram.