A prefeitura de Itajaí inaugurou nesta quinta-feira 18 pontos de internet wi-fi com velocidade de 512 KB e um raio de alcance que pode chegar a 200 metros. A maior parte dos pontos de conexão fica nas praias, sendo que mais da metade fica na Praia Brava. Para verificar se o serviço de fato funciona, o Sol Diário percorreu os locais e testou cada um. Nesta quinta, somente duas das antenas não funcionaram adequadamente.

Continua depois da publicidade

A internet wi-fi gratuita fica nas praias Atalaia, Cabeçudas, Brava, no Molhe e nos bairros Cordeiros, São Judas e Centro. A inauguração faz parte das comemorações de aniversário da cidade, mas a internet gratuita nesses locais já estava em funcionamento há um mês. Tanto que os surfistas são os principais usuários, desde que a internet gratuita começou, alguns se reúnem para consultar os boletins de ondas antes de cair na água.

Dos 10 pontos na orla da Praia Brava, um localizado em frente ao Galera’s não funcionou na manhã de quinta. Na praça da Igreja Matriz também não foi possível se conectar (nesse caso o teste foi feito à tarde). A reportagem testou as conexões com smartphones e tablet, no primeiro os aparelhos sequer reconheceram a rede.

Em todos os demais pontos da cidade, porém, foi possível acessar a internet de forma fácil e rápida. Destaque novamente para a Praia Brava, onde além de haver uma maior abrangência pela quantidade de pontos wi-fi a velocidade não perdeu nada para a internet 3G dos aparelhos.

Continua depois da publicidade

O coordenador do Centro Tecnológico de Informação e Modernização Administrativa de Itajaí (Cetima), Mauri Cabral, explica que a ideia de contemplar mais as praias foi justamente pensando na alta-temporada. Segundo ele o verão será o principal teste da internet gratuita.

Sobre o não funcionamento em um dos pontos da Praia Brava e na Matriz, o coordenador explica que esse tipo de sistema pode ficar eventualmente fora do ar. Por isso o setor investirá em fiscalização e manutenção constante.

Outro investimento que deve ser feito em breve é em sinalização. Muitos usuários de internet ainda não sabem da novidade e não há placas informando a existência da wi-fi.

Continua depois da publicidade

O estudante Lucas Reinert, 18 anos, não estava conseguindo se conectar na manhã de quinta-feira porque não sabia que era necessário preencher um formulário de primeiro acesso. Assim que foi avisado pela reportagem, ele se conectou rapidamente.

Todos os usuários precisam preencher um formulário informando dados pessoais e aceitando as políticas de uso da internet. É preciso refazer o cadastro quando o internauta migra de um bairro para outro, mas na Brava por exemplo é possível se manter conectado mesmo andando de um poste até o outro sem queda.

Por enquanto, não há tempo limite para a utilização do serviço. Conforme, Cabral é possível que essa ferramenta passe a ser aplicada posteriormente, conforme o número de usuários. Cada equipamento comporta 250 usuários conectados, somando 4,5 mil.

Continua depois da publicidade

Relembre

Em 2012 O Sol Diário testou os seis pontos de internet gratuita que tinham sido instalados em Itajaí. Na ocasião nenhum deles passou no teste. Mauri Cabral explicou que todos eram de uma tecnologia inferior à utilizada hoje e não homologada pela Anatel. Eles foram removidos e só houve substituição na praça da Igreja Matriz e em Cordeiros.

Saiba onde estão os pontos de internet gratuita

Praia Brava

Em frente ao Brava Sushi

Na altura da rua Doca Rebello

Em frente ao Brava Beach

Na altura da rua Paulo Batschauer

Na altura da rua Duilio Furlan

Na altura da rua André Luiz Vidal Soares

Na altura da rua Demétrio Izidoro Cardoso

Na altura da rua Conselheiro José Manoel Silva

Brava Norte

Em frente ao Warung

Em frente ao Galeras*

Praia de Cabeçudas

Na altura da rua Paulo Herbst

Na altura da rua Otto Renaux

Praia da Atalaia

Atrás da arquibancada

Molhe do Atalaia

Em frente ao barzinho

Centro

Praça em frente à igreja Matriz*

Mercado Público

Cordeiros

Praça do Parque Poliesportivo Gregório Cristino da Silva

São Judas

Na praça da igreja católica

*Nesses locais a equipe do Sol Diário não conseguiu conectar smartphones ou tablet