Nunca foi tão fácil entrar em contato com o mundo. Tablets, smartphones e notebooks trazem informações em tempo real, ao alcance dos dedos. Com tanta oferta de equipamentos, o acesso à internet em todos os lugares deixou de ser artigo de luxo para transformar-se em necessidade. Mas, encontrar internet pública e gratuita ainda é uma raridade.
Continua depois da publicidade
Dos nove municípios da região, quatro afirmam possuir ao menos um transmissor wireless de acesso ilimitado: Camboriú, Itajaí, Penha e Itapema. Cada um dos pontos indicados pelas prefeituras foi testado pela reportagem de O Sol Diário na quinta e sexta-feira, e o resultado foi que apenas dois estavam em funcionamento, em Penha e Camboriú.
O melhor sinal foi captado na Praça da Figueira, em Camboriú, onde os moradores costumam usar a internet enquanto descansam sob a sombra das árvores. Fabiana Fragnani, 24 anos, não tem internet em casa e vai à praça sempre que precisa acessar alguma informação online:
_ É bom ter internet à disposição, acho que é um benefício importante para a população _ disse.
Em Penha, a praça em frente à Igreja Matriz fica tomada por estudantes, principalmente no início e final da tarde. A internet gratuita também serve de socorro para quem precisa acessar um dado de última hora: é comum os motoristas pararem o carro junto à praça e acessarem a rede pelo celular.
Continua depois da publicidade
_ A praça vive cheia, principalmente aos domingos _ diz a estudante Caroline Daniele Reis, 20.
Em Itajaí, onde fica a maioria dos pontos na região _ seis, no total _ nenhum funcionou. Coordenador do Centro Tecnológico de Informação e Modernização Administrativa de Itajaí (Cetima), Mauri Cabral diz que a prefeitura está ciente das deficiências do sistema e tem projeto para melhorar a transmissão. Mesmo assim, as placas que indicam que há internet sem fio continuam instaladas em locais como a Praça Genésio Miranda Lins, no Bairro Fazenda.
_ Deveria funcionar. A pracinha fica cheia de crianças no final de semana, e os pais poderiam usar a internet _ diz o analista Marcos Figueiredo, 34 anos, que tentou, sem sucesso, acessar a rede no celular, quinta-feira.
Situação parecida ocorre em Itapema, onde, segundo a prefeitura, o ponto junto à Rua 237, no calçadão, deveria estar em funcionamento. O sistema teria sido desligado para a instalação de câmeras de segurança. Apesar disto, moradores ouvidos pela reportagem afirmaram não saber que havia possibilidade de acessar a internet ali.
Teste O Sol Diário da internet gratuita
Itajaí
Praça Genésio Miranda Lins
Bairro: Fazenda
Data: 23/8
Horário:14h20min
Resultado: embora equipamentos tenham identificado a rede, não foi possível conectar a internet
Praça da Igreja Matriz
Bairro: Centro
Data: 23/8
Horário: 14h40min
Resultado: a rede é identificada, mas não conecta a internet
Praça da Igreja Nossa Senhora da Paz
Bairro: Vila Operária
Data: 23/8
Horário: 15h05min
Resultado: o sinal de rede é fraco, não conecta a internet
Praça da Igreja São Judas Tadeu
Bairro: São Judas Data: 23/8
Horário: 15h15min
Resultado: rede encontrada, mas não conectou à internet
Igreja São Vicente
Bairro: São Vicente
Data: 23/8
Horário: 15h50min
Resultado: equipamentos encontram a rede, mas não conseguem conectar-se à internet
Avenida Contorno Sul
Bairro: Dom Bosco
Data: 24/8
Horário: 13h30min
Resultado: rede encontrada, mas não é possível conectar-se à internet
Itapema
Calçadão da praia, Rua 237
Bairro: Meia Praia
Data: 23/8
Horário: 16h30min
Resultado: rede não encontrada
Penha
Praça da Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha
Bairro: Centro
Data: 24/8
Horário: 14h30min
Resultado: rede encontrada e conexão permitida
Camboriú
Praça da Figueira
Bairro: Centro
Data: 24/8
Horário: 15h40min
Resultado: rede encontrada e conexão permitida
Em Balneário Camboriú, internet que sobra em casa falta na rua
O Mapa da Inclusão Digital no Brasil, feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), coloca Balneário Camboriú na 11ª posição no país quando o assunto é o número de moradores que possuem acesso à internet em casa. Segundo a pesquisa, 59,6% da população pode acessar a rede no conforto do lar.
Continua depois da publicidade
Apesar do bom resultado, o município ainda não possui rede disponível nas ruas _ o que poderia beneficiar, além dos moradores, os milhares de turistas que passam pela cidade todos os anos. A prefeitura informou que há projeto de instalação, em fase de levantamento de custos.
Até que seja finalizado, quem quiser acessar a internet gratuitamente com os pés na areia, em plena Praia Central, vai passar vontade.
Mestre em Engenharia da Produção, a professora Renate de Oliveira Raabe, da Univali, diz que a inclusão digital é garantia de que todos tenham acesso à informação. _ A internet é um meio de compartilhar ideias e inclusive de acessar informações de sites governamentais, de interesse público.
O que dizem os municípios
Balneário Camboriú – Ainda não tem internet pública gratuita. Município tem projeto de instalação, e está levantando custos para verificar qual o modelo mais viável
Continua depois da publicidade
Balneário Piçarras – Não tem internet pública gratuita
Bombinhas – Antenas foram instaladas e estão em fase de teste, mas ainda não há acesso público. Um projeto para implementação da internet gratuita deve ficar pronto até o final do ano
Camboriú – Tem um ponto de internet gratuita, na Praça das Figueiras
Itapema – Há oito pontos instalados, mas passam por adaptação. Segundo o município, o ponto no Parque Calçadão junto à Rua 237 deveria estar em funcionamento, mas foi desligado para instalação de câmeras de segurança. O problema estava em vias de ser consertado. Rede deve ser expandida para 20 pontos até o fim do ano
Itajaí – Tem seis pontos instalados, mas a prefeitura reconhece que não funcionam adequadamente. O município possui um projeto para instalação de mais pontos, e de um sistema de frequência mais eficiente
Navegantes – Ainda não tem internet gratuita, mas existe um projeto de implantação. Município está em busca de recursos para implantação
Continua depois da publicidade
Penha – Tem um ponto de internet wireless na praça em frente à igreja matriz
Porto Belo – Ainda não há internet gratuita, mas existe projeto de implantação, abrangendo praças e praias