Os 122 radares de trânsito anunciados pelo IPUF começam a ser instalados na próxima quarta-feira em Florianópolis. Como prioridade, estão oito principais pontos da avenida Beira-Mar Norte.
Continua depois da publicidade
Segundo o IPUF, não há um prazo estimado para a finalização, mas espera-se ter a maior parte terminada nos próximos 30 dias. O prazo inicial dado foi de 120 dias, contados a partir do último dia 13 de fevereiro. Os equipamentos irão verificar o avanço dos carros no sinal vermelho, o excesso de velocidade e o respeito à faixa de pedestre nos semáforos.
São três etapas para a finalização da instalação. Primeiro, será feita a aferição do radares, que é uma maneira de registrar se de fato o equipamento está gravando a velocidade correta em que deveriam passar os carros. Segundo, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) também faz a certificação, onde deverá ser descartado qualquer problema de registro e de funcionamento. A última parte é a publicação em Diário Oficial.
A empresa vencedora da licitação, Eliseu Kopp, receberá R$192 mil mensais nos próximos quatro anos para manter a estrutura de fiscalização. Todos os custos de instalação estão embutidos no valor pago pela prefeitura para a empresa contratada.
Continua depois da publicidade
Desde maio de 2011, as vias locais de Florianópolis estão sem fiscalização. A batalha judicial entre as concorrentes da licitação só terminou em dezembro, quando a empresa Eliseu Kopp finalmente ganhou a causa.
Os oito pontos prioridade para instalação são:
Av. Beira Mar com Rua Desembargador Arno Hoeschel
Av. Beira Mar com Travessa Rufino José da Silva
Av. Beira Mar com Av. Otto Gama D Eça
Av. Beira Mar com Rua Alves de Brito
Av. Beira Mar com Av. Mauro Ramos
Av. Beira Mar com Praça Celso Ramos
Av. Beira Mar com Praça Professor Seixas Neto
Koxixos