Se o presente não inspira grande confiança, o jeito é se apegar a alguns aspectos do passado para acreditar em um milagre na noite desta terça-feira. Às 19h15, o Joinville entra em campo precisando de uma vitória sobre o Ceará, na Arena Castelão, para chegar à terceira fase da Copa do Brasil. Mas não é um triunfo qualquer: precisa ser dois por dois gols de diferença para eliminar a necessidade de uma decisão por pênaltis.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias sobre o JEC
Como o Ceará venceu o jogo da ida, na Arena, por 1 a 0, o Tricolor precisa desta vitória por dois gols de diferença – ou de apenas um, desde que marque dois ou mais gols. Isso porque, no regulamento da Copa do Brasil, o gol fora de casa é critério de desempate. Caso o JEC vença por 1 a 0, a decisão será nas penalidades. Qualquer outro resultado é do Ceará.
Como o ataque do JEC não enche os torcedores de otimismo sobre as chances do Tricolor, os recentes duelos entre Joinville e Ceará, no Nordeste, pelo menos dão alguma margem para acreditar. O último encontro em Fortaleza terminou com vitória por 3 a 1 dos comandados de Hemerson Maria – resultado que, caso se repita, leva o JEC à próxima fase.
Continua depois da publicidade
No ano anterior, a história não foi diferente. Na última rodada da Série B de 2013, em jogo que valia acesso para o Ceará, o JEC venceu por 3 a 0, jogando água no chope da torcida alvinegra.
Preparação
Mas como retrospecto não entra em campo, o técnico Hemerson Maria sabe que será necessária muita entrega do seu time em campo para conseguir reverter a vantagem que está do lado do Ceará. Apesar do desgaste da semana – o grupo seguiu de Lucas do Rio Verde (MT) direto para Fortaleza, onde treinou na tarde desta segunda-feira -, o treinador aponta o caminho para o JEC conquistar o resultado.
– É claro que existe uma influência da questão física, ainda mais para um grupo que está em reconstrução, mas temos que buscar solução. Nós podemos superar a questão física com organização, com determinação e com espírito de luta – disse o treinador.
Continua depois da publicidade
Apesar de o JEC precisar da vitória, Maria não acredita que o Ceará vá se limitar a administrar o resultado. Assim, o técnico prevê que o Tricolor terá que segurar o ímpeto dos mandantes até que consiga equilibrar forças com o Ceará e ir em busca da vitória.
No último sábado, os dois times estiveram em campo. O Tricolor ficou no empate por 1 a 1 com o Luverdense, no Mato Grosso. O Ceará, em casa, ficou na igualdade por 2 a 2 com o Paysandu.